fbpx
frete grátis para todo o Brasil
Site Overlay

prós e contras da escova esfoliante

sim, aqui no #mdmsecrets tem quase tudo o que você precisa saber sobre a esfoliação, mas hoje vamos detalhar ainda mais o uso da escova esfoliante (ou esponja esfoliante), e os prós e contras dessa técnica de esfoliação.

depois de falar sobre o corpo, auto amor e auto aceitação, o tema favorito da madamecrème é esfoliação (mas acho que você já percebeu). então se prepara pra descobrir mais sobre essa forma fantástica de cuidar da pele!

esfoliação mecânica x esfoliação química

resumindo, há duas formas de se esfoliar a pele, sendo elas a esfoliação mecânica e a química.

primeiramente, é bom deixar claro pras babes que tanto a esfoliação com a escova esfoliante e com o que chamamos de scrub (esfoliante corporal) são técnicas de esfoliação mecânica.

“mas o que isso quer dizer??” você me pergunta.

então, isso quer dizer que esse tipo de esfoliação requer um atrito físico que remova as células mortas. pois veja como ela pode ser feita:

 esfoliação mecânica:

de qualquer jeito que seja, o melhor é esfoliar com as amigas!
  • escova esfoliante: uma escova (preferencialmente de cerdas naturais), que pode ser usada molhada ou seca (dry-brushing).
  • esponja esfoliante: similar à escova no uso, mas um pouco mais gentil na pele. geralmente é usada molhada com água morna, sabão ou loção corporal durante o banho. ah, e eu tenho uma aqui!
  • luva esfoliante: são mais fáceis de usar do que as escovas e esponjas, mas geralmente são feitas de materiais sintéticos/artificiais.
  • esfoliante corporal (scrub): produto que pode ser aplicado diretamente na pele com a mão. nele há agente esfoliante, mas também podem ter outros componentes hidratantes e calmantes. veja mais sobre scrubs aqui.

esfoliação química:

então, como o nome diz, a esfoliação química é feita com um produto químico que age sobre a sua pele, removendo as células mortas e melhorando a textura.

como esse tipo de esfoliação é feito com produtos com ácidos e reagentes químicos, por isso é importante ir a uma dermatologista para entender a melhor opção para a sua pele, tá?  

prós e contras da escova esfoliante

como tudo nesse mundo, a escova esfoliante também tem o seu lado bom e lado ruim, minhas amigas!

por isso preparei aqui embaixo dois tópicos te explicando quais são os possíveis benefícios e malefícios de varrer a pele com a escova.

prós da escova esfoliante

reduz a acne

acne é um problema (e talvez seja um problemão para você), geralmente causado pelo acúmulo de sebo e matéria orgânica (aka células mortas) nos poros.

mas quando a gente tem o hábito de esfoliar com a escova, retiramos as células mortas antes que elas se acumulem, consequentemente reduzindo a chata de galocha chamada acne!

“miga, tô passada com os benefícios da escova!!”

contribui com uma depilação efetiva

se você é uma baby que depila, então esse benefício da esfoliação vai te ajudar muito. porque esfoliar (tanto com a escova esfoliante quanto com o scrub), previne e reduz a foliculite, além de ajudar a sua depilação a durar mais.

tenho um texto só falando sobre quando esfoliar para obter os benefícios na depilação bem aqui!

low-waste!

sim! diferentemente dos esfoliantes que tanto amamos, a escova esfoliante (ou a esponja esfoliante) dura muito mais tempo antes de você reciclar.

mas é claro que as embalagens da madamecrème, por exemplo, são 100% recicláveis. porém, um produtinho é mais bem rápido de ser usado do que a duração de uma escova esfoliante.

se quiser os benefícios low-waste da esponja corporal, pode olhar a minha rub-rub. mas se optar pelos esfoliantes, nada melhor do que escolher algum eco-friendly. então vem sem medo ver os meus! eles são cruelty-free e veganíssimos.

estimula a circulação e remove toxinas do corpo

o movimento da escovação corporal é que nem uma automassagem gostosa: ele vai estimular a circulação do sangue, o que nutre e renova a aparência da pele!

além disso, essa estimulação também ocorre no seu sistema linfático. isso porque as cerdas naturais da escova abrem os poros e contribuem com a liberação das toxinas através do suor.

removendo as toxinas do bumbum com a rub-rub

é um passo prático para sua rotina de beleza

fala sério, tem coisa mais prática do que a escovação corporal? porque pra mim é tão prático como (e tão importante como) escovar os dentes.

então nada de produtos chiques ou químicos – só uma esfoliação old-school, com uma escova e a sua mão pra guiar!

você pode introduzir esse passo na sua rotina independentemente do tom de pele – pois veja como  a esfoliação está presente em nossas dicas de rotina para a pele negra, branca ou parda.

contras da escova esfoliante

pode afetar peles sensíveis

scrub cremoso pra não ter medo de ser feliz!

se a sua pele é sensível ou está atualmente muito sensível, então evite usar a escova esfoliante.

pois já que a escova tem cerdas naturais, ela pode ser muito agressiva se não usada corretamente.

portanto, quem tem eczema, rosácea, psoríase ou a pele facilmente inflamável deve evitar esse tipo de esfoliação mecânica e buscar scrubs cremosos como o rose sugar scrub ou esfoliantes químicos recomendados por uma dermatologista.

mas se a sua pele está com uma inflamação passageira como a barreira cutânea danificada por conta do sol ou atrito de roupa, por exemplo, então pode ficar tranquila, baby! porque é só esperar a irritação passar e ser feliz com a escova esfoliante.

não é nutritivo

diferentemente de scrubs naturais como os que a madamecrème misturou pra você, a escova esfoliante não é nutritiva.

se estiver procurando por uma esfoliação que vá nutrir a sua pele com vitaminas gostosinhas, deixa-la muito hidratada e macia ao extremo, e dar a ela um perfume inesquecível, então pode chegar nos meus bebês:

pois o rose sugar scrub e o almond & carrot express scrub são esfoliantes 100% naturais, que além dos grânulos para esfoliar a sua pele mecanicamente, também oferecem ingredientes nutritivos para promover a saúde da sua pele.

veja como esfoliar com os meus babies.

como esfoliar com a escova esfoliante (ou esponja)

então… é importante ser gentil com a sua pele, principalmente se estiver esfoliando com a escova esfoliante! por isso, fizemos um passo a passo feito especialmente para as #madgirls <3.

como usar a escova esfoliante

então, essa esfoliação pode ser feita com a escova seca ou até mesmo durante o banho, por exemplo.

vem pro banho comigo, porque tenho um vídeo te ensinando a esfoliar com a escova.

dry-brushing

é possível sim esfoliar com a escova ou esponja secas, e nós já falamos sobre dry-brushing aqui.

apesar disso, como não vai haver nenhum agente para ajudar a escova a deslizar pela sua pele, é importante fazer movimentos suaves, começando dos pés para cima. por isso faça movimentos pequenos e firmes, de forma circular.

mas cuidado pra não ferir a pele, tá baby? por isso que recomendamos o uso de esfoliantes corporais cremosos para peles mais sensíveis 😉

durante o banho

o uso da escova ou esponja esfoliante também pode ser feita durante o banho com uma loção corporal ou sabão. mas se a sua for feita com cerdas naturais, não esquece de deixar ela secar muuuito bem em um ambiente arejado, tá?

ah, e depois do uso da esponja ou escova esfoliante, também não pode esquecer de aplicar um óleo corporal gostoso pra blindar a pele! porque ele também tem muitos benefícios.

escova esfoliante – getting things done

aprendeu como esfoliar com a esponja ou escova esfoliante? então já pode vir testar com a minha rub-rub!

porque ela tem cerdas naturais e, por ser uma esponjinha, é muito mais suave na pele.

finalmente, concluimos que esfoliação mecânica com escova e esponja é uma forma maravilhosa de esfoliar em viagens ou situações nada relaxantes.

pois além de ser uma forma prática e portátil de se levar a beleza na necessaire, elas fazem uma esfoliação muito satisfatória.

get things done with dry-brushing.

ah, e acima de tudo, a massagem também vai te ajudar com o stress e promover a saúde da sua pele de forma simples, sem nem precisar se molhar!

#mdmalerts: se quer ficar sabendo de tudo o que a madamecrème anda aprontando, então vem assinar a newsletter 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

natural – vegano – cruelty free