5 coisas que você precisa saber sobre esfoliação para pele seca

5 coisas que você precisa saber sobre esfoliação para pele seca
Hey, babe! Você tem pele seca e tem dúvidas se pode ou não esfolia-la? Vou te contar tudinho sobre como tratar dessa pele e deixar ela super lisinha, hidratada e macia.O que é pele seca?
A pele seca é um tipo de pele que a principal característica é a falta de umidade ou a incapacidade de reter a hidratação de uma maneira adequada. Ou seja, existe um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de oleosidade (sebo), e isso leva à falta de lubrificação, e à barreira de proteção enfraquecida na superfície da pele.
Babe, você sabe identificar se a sua pele está seca? Essas são as principais características desse tipo de pele:
- Aspecto esbranquiçado
- Descamação
- Textura mais escamosa
- Falta de luminosidade o viço
- Manchas vermelhas
- Casos graves: rachaduras e feridas
Causas: Agentes internos e externos
- Banhos muito quentes e constantes
- Exposição ao sol sem proteção ou muito frequente
- Clima frio e vento
- Atrito constante com roupas, sapatos ou diretamente com o chão
- Contato constante da pele com água do mar ou com cloro
- Contato frequente com produtos de limpeza
- Genética
- Alterações hormonais
- Tratamentos estéticos
- Ingestão de agua insuficiente
- Medicamentos específicos, como para controlar a acne;
- Uso de sabonetes muito adstringentes e inadequados para o seu tipo de pele;
1. Afinal, a pele seca pode ser esfoliada?
A resposta é sim, babe! Sua pele também merece e pode receber esse tipo de cuidado.
O papel da esfoliação é fazer uma limpeza beeeem profunda, promovendo a renovação celular e desentupir os poros da pele. A remoção das peles mortas ajuda a deixar a sua pele mais macia, lisinha e hidratada. Além disso, a esfoliação estimula a produção de colágeno da pele, responsável por dar sustentação à superfície do corpo. A esfoliação permite melhor absorção de hidratantes e melhora a circulação.
2. Como escolher o esfoliante ideal para peles secas?
É ideal para a sua pele escolher um super esfoliante, que vai hidratar e cuidar da sua pele da melhor forma. Existem três tipos diferentes de esfoliantes disponíveis no mercado, e cada um deles trata a pele de uma maneira diferente:
Esfoliante Químico: Renovação Ácida: O esfoliante químico usa ácidos suaves para dissolver células mortas, deixando a pele renovada e radiante. É como uma renovação química que revela uma pele fresca por baixo.
Esfoliante Enzimático: Delicadeza das Enzimas: Esse esfoliante usa enzimas naturais, muitas vezes provenientes de frutas, para suavemente eliminar impurezas. É como um tratamento de spa para sua pele, deixando-a macia e luminosa.
Esfoliante Físico: Limpeza com Textura: Usando partículas granuladas ou texturas, esse esfoliante age esfregando suavemente a pele. É como um polimento manual que deixa a pele mais suave, removendo células mortas e resíduos.
Agora que você já conhece todos os esfoliantes, está na hora de escolher o melhor esfoliante para peles secas!
O ideal é que o esfoliante que você escolher tenha ingredientes hidratantes que vão tratar do ressecamento da sua pele sem agredi-la ou causar efeito rebote.
Os esfoliantes físicos mais recomendados para peles secas são os que possuem esferas aveludadas e microesferas, uma vez que os esfoliantes com grânulos maiores podem agredir a pele.
Dependendo da região do corpo, os esfoliantes químicos podem ser ideais.
3. Como e com qual frequência se deve esfoliar a pele seca?
Papara fazer esse detox na pele, o ideal é que a esfoliação seja feita no banho. A pele molhada evita que surjam ferimentos causados pelo atrito dos grânulos com a pele.
Qualquer mulher pode aprender como usar esfoliação corporal no chuveiro, e por isso vou fazer uma checklist para você consultar sempre que quiser amplificar os efeitos do esfoliante.
Checklist para a esfoliação perfeita
- abrir uma garrafa de vinho (não pode faltar!)
- tomar um banho morno
- aplicar o esfoliante nas partes desejadas da pele
- massagear o esfoliante na pele em movimentos circulares e suaves (muito importante para a pele que os movimentos sejam suaves)
- enxaguar tudinho
Frequência da esfoliação corporal
Apele seca precisa de um cuidado especial quando falamos de esfoliação. A frequência e o produto devem ser muito bem escolhidos.
Em relação a frequência, a pele seca deve ser esfoliada menos vezes. O ideal é esfoliar a pele uma vez a cada duas semanas, ou uma vez por semana. Tudo vai depender de como a sua pele vai reagir a esse procedimento. Uma frequência maior pode deixar a pele ainda mais ressecada, ou causar irritação e vermelhidão. Não queremos isso, não é? Então faça um teste e veja como a sua pele reage tanto ao produto escolhido, como a frequência da esfoliação.
4 - Que cuidados devo ter depois da esfoliação?
A esfoliação é um passo muuuito importante para que sua pele brilhe e fique super lisinha e macia. Mas ela não pode ser feita sozinha, existem cuidados que devemos ter após a esfoliação para manter a pele saudável.
Independente do tipo de pele, a hidratação é um passo fundamental a ser feito após a esfoliação, que por sua vez abre os poros da pele, remove as celulas mortas e tira temporariamente a proteção natural da pele.
Sem a hidratação, a pele pode ressecar ainda mais (para quem tem pele seca) e também pode causar irritação. A esfoliação não substitui a hidratação da pele.
Hidrate e nutra bastante a sua pele com um super hidratante rico em vitaminas A, B e C.
5- Qual esfoliante da madamecrème é ideal para esse tipo de pele?
O Almond & Carrot Express Scrub a.k.a Esfoliante contra estrias e cicatrizes, é o babie ideal para peles secas, e sabe por que?
Ele tem ingredientes super hidratantes: amendoas, cenouras e óleo de coco! Esses super ingredientes maravilhosos vão limpar e hidratar a sua pele, deixando ela super saudável e macia.
Algumas coisas que ele faz por você:
- sua pele – limpa e hidratada
- também potencializa a nutrição do seu corpo
- previne e trata o ressecamento da pele
O que cada um dos ingredientes faz pela sua pele seca:
Amêndoas: Com poderosa ação antioxidante, as amêndoas nutrem a pele, previne o envelhecimento e melhora a elasticidade da pele. Além de serem anti-inflamatórias e calmante.
Óleo de coco: com propriedades anti-bacterianas e anti-ressecamento, o óleo de coco promove maciez e hidratação em qualquer momento do dia.
Cenoura: Além de aumentar a imunidade da pele através das vitaminas A e C, os antioxidantes da cenoura combatem a pele seca e tratam inflamações como dermatite e eczema.
Não se esqueça da hidratação, babe!
O meu Hidratante Firmador e Iluminador - Glow Lotion é um bálsamo para a pele ressecada, com hidratação para dar e vender! Aqui você descobre sobre a minha loção iluminadora, inclusive que ela protege a pele de desidratação, nutrindo as células e promovendo o brilho natural - ao mesmo tempo em que dá um empurrãozinho de um glow a mais.
Vou te contar sobre um dos super ingredientes desse babie:
Extrato de aloe vera : outro ingrediente famosinho e sempre presente nos produtos de bodycare, o aloe vera não é só charme - esse querido é realmente eficaz para a pele nos quesitos hidratação, tonificação, regeneração & cicatrização. esse baby é rico em vitaminas A, B1, B2, C, além de ativos terapêuticos e minerais como o zinco, cálcio, magnésio, potássio e sódio.