autocuidado em tempos de isolamento social

autocuidado em tempos de isolamento social

a vida mudou, e a mudança continua. o isolamento se tornou o nosso mais novo normal. então, hoje decidi falar mais sobre o autocuidado em tempos de isolamento social, pois tenho certeza de que quem ainda não se adaptou está louca por um empurrãozinho.

lá em março, quando entrevistei a psicóloga Juliana Figueiredo e postei o artigo “existe saúde mental no isolamento social?” achei que essa fase louca das nossas vidas não iria demorar tanto – e tenho certeza de que você também pensou isso. mas aqui estamos nós, e ainda é preciso abordar esse tema.

quando não somos obrigadas a socializar, acabamos descuidando um pouco de nossa saúde e bem-estar, isso é normal. é porque tanto para se cuidar quanto para se amar, é necessária disciplina (até que isso se torne um hábito).

autocuidado não é só maquiagem

com certeza, tem muita gente por aí que abandonou a maquiagem de vez depois do isolamento, e acha que por isso não está se cuidando.

sim, para muitas de nós, a maquiagem é um ritual de autocuidado (antes) feito diariamente. mas não é porque você está dando uma relaxada no rímel que deve pensar que deixou de se cuidar – ou até mesmo que deve parar de se cuidar.

dicas de autocuidado em tempos de isolamento social

há outras formas de praticar o autocuidado diariamente, mesmo durante o isolamento social.

cuidar do corpo

tem quem diga que tomar banho não é autocuidado, mas eu discordo!

coisas simples são as melhores, por isso acho que você vai ficar bem se abandonar a maquiagem um tiquinho.

você é você da pele para dentro, então tudo o que fizer para o bem-estar desse perímetro é autocuidado. sabe como pode cuidar do corpo durante o isolamento?

se alimentar bem

comer bem é trazer saúde de dentro para fora. uma dieta balanceada, rica em fibras e proteínas é sempre a mais recomendada. como estamos no meio de uma pandemia, uma dica é introduzir mais alimentos imunomoduladores em sua dieta. exemplos são:

  • ovos
  • peixe
  • sementes oleaginosas
  • alho
  • grãos
  • alimentos com vitaminas A, C & E

se exercitar

não é porque a gente não precisa correr atrás de comida há milênios que devemos viver paradas o dia inteiro, gata.

atividade física é essencial e muito bem-vinda, ainda mais durante os tempos de isolamento. se não pode sair ao ar livre para uma caminhada, há um montão de opções de exercício em casa.

treinos baseados em calistenia (usar o peso do próprio corpo), ou ioga, por exemplo, são ótimas opções para quem não tem equipamento em casa. o importante é não ficar parada 24h seguidas ein?

ter uma rotina de skincare

como eu tinha dito lá em cima, autocuidado é da pele pra dentro. e cuidar da pele é bom demais!

buscando rotinas de skincare? então veja minha:

rotina de cuidados para a pele negra

rotina de cuidados para a pele branca

ou rotina de cuidados para a pele parda

 sabe aquele tempo que você gastava no transporte até chegar no trabalho/faculdade? esses 30 ou 40 minutos ficam lindos em sua pele ;)

os benefícios da skincare se estendem para a sua mente e sua saúde, acredita? veja algumas dicas:

  • automassagem

auto ou não, massagem é tudo de bom! massagear a pele com óleo corporal tem inúmeros benefícios, como alívio de dores, redução de inchaço nos músculos, aumento da função imunológica, dentre outros.

basta fazer esse teste para descobrir o melhor óleo corporal para sua pele e usar essas técnicas infalíveis de automassagem.

de qualquer forma, recomendo o ylang ylang body oil para quem quer ainda mais benefícios. ele é 100% composto por um mix de óleos naturais, feito pela madamecrème com muito amor. você pode adicioná-lo à sua rotina diária, logo após o banho.

  • esfoliação mecânica

pele sensível ou não, você vai se deliciar com a esfoliação!

essa é aquela forma perfeita de se mimar após um longo dia com as crianças ou um longo dia de trabalho, ou os dois X.X

a madamecrème traz dois esfoliantes incríveis para você curtir esse momento só seu e, de quebra, aproveitar benefícios fenomenais, que vão desde a amenização de estrias e cicatrizes, a uma pele macia, cheirosa, e naturalmente brilhante.

tanto o rose sugar scrub quanto o almond & carrot express scrub vão provocar sensações maravilhosas na sua pele e promover saúde e rejuvenescimento.

uma dica é entrar em uma chamada de vídeo com as amigas de vez em quando e fazer uma noite das garotas com esfoliação e muita parceria.

cuidar da mente

cuidar da mente é must-have nesses tempos. apesar de dividirmos esse tópico de autocuidado em duas sessões (mente e corpo), elas estão completamente interligadas, e nenhuma pode ser feliz sem a outra.

alguns cuidados bem específicos para a sua mente (a.k.a. sanidade) são:

  • ler
  • separar o trabalho da vida fora do trabalho
  • meditar
  • esquecer as notícias por um dia ou outro
  • assistir a filmes e séries (com moderação)
  • dormir e acordar em horários predeterminados

outras duas coisas muito importantes:

conversar

óbvio. isolamento social não precisa ser total. a gente tem tecnologia pra isso.

conversar, chorar, gritar e desabafar ainda é super importante, e a gente pode fazer isso à distância com amigxs e parentes ;)

se profissionalizar ou aprender algo novo

independentemente de você ser dependente ou não do seu cônjuge/família, ter uma habilidade para monetizar é show e é uma forma maravilhosa de cuidar de si mesma em um nível super avançado.

se já tem um emprego, que tal visitar plataformas de cursos online gratuitos ou não, e aprender habilidades novas para o seu currículo? pode até rolar um aumento!

se não, essa é a hora de aprender algo que você sempre quis fazer, mas nunca pensou que fosse ganhar dinheiro fazendo.

não seremos derrotadas pelo isolamento!

o isolamento social não vai nos derrubar, baby, porque somos muito mais fortes do que ele!

se você anda desanimada, dá uma avaliada nos hábitos que vem apresentando. está se cuidando? como eu tinha dito, ações pequenas vão longe, ainda mais se estiverem cobertas de boas intenções.

se quiser me ter como companhia, pode ir checar meus produtinhos. também estou disponível nas redes sociais, com muito amor pra te dar.

chama lá, vai :)

ler mais

menina fazendo seus cuidados diários com a pele por madamecreme

ideias de rotina de cuidados noturnos com a pele (e diurnos também!)

mão delicada sendo hidratada por madamecreme

6 razões para evitar a esfoliação química para o corpo

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados