autocuidado - o que é, quem precisa, e como se sentir bem com ele

autocuidado - o que é, quem precisa, e como se sentir bem com ele

todas nós já ouvimos falar de autocuidado ou selfcare, e a madamecrème já até publicou um post com 8 ações de autocuidado para você implementar no dia a dia. porém, muitas não entendemos o conceito real de autocuidado e acabamos confundindo com outras coisas, que na verdade podem ter o efeito contrário. 

por exemplo, há quem diga que comer comidas ultraprocessadas é autocuidado, só porque elas dão a sensação de “bem-estar” - e eu não poderia discordar mais! autocuidado é sim se sentir bem, mas é também entender os nossos limites e o que nos faz bem emocionalmente, mentalmente e fisicamente.

este artigo foi criado para te ajudar a entender um pouquinho mais sobre o autocuidado, como praticar, e como ele pode te fazer se sentir bem quando praticado <3

o que é autocuidado?

como já explicamos neste texto, a ideia de autocuidado nasceu da luta pela justiça social, desafiando a ideia de que a mulher é responsável por cuidar de todos - família, filhos e marido - mas pode se esquecer de cuidar de si. 

ao se dedicar ao autocuidado, você está tomando a responsabilidade do próprio bem estar e se declarando independente & digna de amor próprio. maravilhoso, né babe?

como o autocuidado nos faz bem quando praticado

 há vários benefícios que surgem com a prática do autocuidado, madgirl, e alguns deles são:

  • melhor saúde corporal

afinal, quando a gente se cuida, tendemos a nos exercitar mais e a escolher melhor os alimentos que ingerimos e produtos que colocamos em nossa pele. além disso tudo, atividades de autocuidado estimulam o sistema nervoso parassimpático, o que acaba fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo gripes, por exemplo.

  • aumento na produtividade

quem tem o hábito de selfcare geralmente também é adepta ao slow living, um estilo de vida incrível que nos permite dizer não para as coisas que não temos vontade ou que não podemos fazer e criar mais tempo para nós mesmas! como dizemos não às coisas irrelevantes, podemos escolher focar e sermos mais produtivas no que realmente temos vontade.

  • desenvolvimento do autoconhecimento

como você vai ver no próximo tópico de dicas de selfcare, há coisas que você provavelmente não terá paciência para fazer como meditar ou escrever - e isso é ótimo, babe! quer dizer que você já está em processo de desenvolver o autoconhecimento, e entender muito bem o que você gosta e não gosta. o autoconhecimento é uma habilidade importantíssima, que pode ajudar as mais indecisas em situações como mudanças de carreira ou outras escolhas cruciais na vida.

  • boost na autoestima

sim, autocuidado é egoísta - afinal, é um momento só seu, focado em você. e não há problema algum nisso! é exatamente por esse aspecto egoísta que o autocuidado faz tão bem para a nossa autoestima. selfcare nos ajuda no autoconhecimento, que leva à aceitação de defeitos e qualidades - xô praquela voz que diz que não somos capazes!!!!

22 ideias para praticar o autocuidado

para fechar com chave de ouro, a madamecrème preparou algumas ideias para você praticar o autocuidado agora mesmo, babe! <3

  1. leia um livro - qualquer um
  2. pratique alguns dos 10 hábitos de pessoas felizes 
  3. ande com os pés descalços na grama
  4. tome um banho bem gostoso
  5. esfolie a pele durante o banho bem gostoso, sentindo o toque e aromas incríveis dos esfoliantes da madamecrème
  6. medite
  7. faça uma aula de yoga para iniciantes
  8. tome um banho de sol de 15 minutos
  9. marque um check-up médico
  10. escreva. qualquer coisa. (dica: escreva 1 coisa que sente na pele, 2 coisas que pode cheirar, 3 coisas que pode ouvir, 5 coisas que pode ver e 1 coisa que pode sentir o gosto)
  11. tenha uma rotina simples, mas consistente (acordar e dormir no mesmo horário + tomar banho todos os dias + comer 3 refeições e lanches)
  12. faça um passo a passo de skincare
  13. tire a roupa e dance sua música favorita
  14. faça um detox de telas por uma manhã, tarde ou noite
  15. ligue ou mande um email para um amigo e familiar que você ama mas perdeu o contato
  16. leia um poema
  17. participe de discussões construtivas, como sobre a cultura do cancelamento
  18. faça uma viagem e fotografe o que te atrair
  19. limpe e/ou organize seu espaço
  20. cozinhe ou asse algo que você tenha vontade de comer
  21. faça automassagem com o ylang ylang body oil da madamecrème
  22. tire um cochilo! :)

 


 



 



ler mais

compare óleos corporais: o guia de seleção de 2020

compare óleos corporais: o guia de seleção de 2020

seu bumbum é lindo

Cicatrizes e estrias: 17 fatos que você não sabia

Cicatrizes e estrias: 17 fatos que você não sabia

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados