Cicatrizes e estrias: 17 fatos que você não sabia

Cicatrizes e estrias: 17 fatos que você não sabia

cicatrizes e estrias são elementos presentes no cotidiano de (quase) toda mulher. mesmo assim, aposto que há algumas coisinhas que você não sabia sobre essas marcas que nos acompanham por onde vamos - e é sobre isso que o artigo de hoje vai falar. 

esse tema é queridinho da madamecrème, e você com certeza já leu algum artigo meu sobre ele. mas hoje é dia de trazer os 17 fatos sobre cicatrizes e estrias que você provavelmente não sabia antes, madgirl!

#1 estrias são cicatrizes

sabe aquela cicatriz que você tem desde criança, resultante de alguma estripulia ou acidente memorável? as estrias não são nada diferentes dela! quando nos ferimos e nossa pele se rompe, às vezes acabamos com uma marca - com as estrias é a mesma coisa. devido ao esticamento, as fibras musculares são rompidas e cicatrizam, às vezes resultando na marquinha que chamamos de estria. 

#2 cicatrizes e estrias tecnicamente não saram

a cicatriz (e estria) é aquela marca que resulta do processo natural da cura dos tecidos. por isso, não é possível que elas sarem. elas não são ferimentos e sim o resultado do tecido curado e a resposta do nosso corpo.

#3 muitas pessoas têm suas primeiras estrias na puberdade

se você achava que só pessoas mais velhas ou grávidas têm estrias, está enganada, babe! a puberdade é um momento em que nosso corpo cresce de forma muito abrupta e exagerada. esse crescimento muitas vezes rompe as fibras e origina as nossas primeiras estrias, que podem perdurar por toda a vida!

#4 estrias não são de mulher!

hormônios femininos podem ser uma das causas de estrias, mas as outras são muito mais comuns! ganho de peso, crescimento na puberdade, má-alimentação… por isso, homens também têm estrias, sim.

#5 todo mundo pode ter estrias (e praticamente todo mundo tem)

também ligado ao fato anterior - se você achava que mulheres magras ou que nunca engravidaram não encaram estrias, você pode estar enganada! praticamente todas nós temos estrias, porque todas nós passamos por um período de crescimento e/ou mudança de peso.

#6 elas não fazem mal algum, mas podem indicar um mal

se eu precisasse descrever as estrias em uma palavra, babe, eu escolheria inofensivas. elas teoricamente não fazem mal nenhum - a não ser quando afetam o psicológico. porém, se surgiram estrias em você, busque entender o que mudou. sua alimentação pode não estar tão saudável, você pode não estar bebendo água suficiente ou cuidando da saúde de sua pele.  

#7 estrias não são o fim do mundo

eu sei, eu sei. isso pode não soar como verdade para muitas mulheres, mas juro - elas não são o fim do mundo!!! é possível ser perfeita, mesmo com estrias. e você com certeza é <3

#8 estrias podem ser evitadas 

tem medo de futuras estrias? - boa notícia, babe, elas podem ser evitadas! mantenha seu peso com a ajuda de uma alimentação saudável, beba muuuuita água, hidrate a pele com frequência e tenha uma rotina de esfoliação corporal. 

tem dúvidas sobre esfoliação para estrias? leia esse artigo aqui

#9 elas podem aparecer em qualquer parte do corpo

não pense que só grávidas têm estrias na barriga. essas danadinhas podem aparecer em qualquer lugar (e em não-grávidas!) = braços, pernas, quadril, seios, bumbum…

#10 diferença estrias brancas X vermelhas e roxas

a regra geralmente é essa: estrias brancas são mais antigas e cicatrizaram completamente, estrias vermelhas e roxas se formaram recentemente e ainda estão em processo de cicatrização. 

#11 estrias são marcas da nossa história <3

cicatrizes e estrias são marcas que contam a história do nosso corpo. assim como um livro, o nosso corpo se desgasta quando é usado por nós - e isso é bom, babe. o que importa é viver uma vida que você tenha orgulho de chamar de sua :)

#12  se quiser, é possível amenizar a aparência

claro, você pode curtir a história, mas não gostar das marquinhas - todo mundo tem a experiência que preferir!!! por isso, há tratamentos que te ajudam a amenizar a aparência dessas cicatrizes, naturais ou médicos. recomendo os naturais - comida boa, muita água, e tratamento antiestrias com a madamecrème. o ylang ylang body oil, por exemplo, já foi capaz de remover estrias roxas e vermelhas de algumas clientes nossas! isso juntamente à esfoliação com o almond & carrot express scrub. pode ver o antes & depois ;)

#13 hidratação dentro & fora

hidratação é chave no tratamento. beba muuita água e mantenha ela dentro da pele com a ajuda de um óleo corporal como o ylang ylang body oil. 

descubra como escolher um óleo corporal contra estrias e cicatrizes.

#14 elas podem coçar o.o

no início da formação de estrias (ou processo de cura dos tecidos rompidos), você pode sentir uma coceira no local, acredita??? o óleo corporal também vai te ajudar com isso, aliviando a coceirinha enquanto mantém a pele hidratada.

#15 quanto mais cedo tratar, melhor

o ideal é iniciar o tratamento quando as estrias estiverem roxas ou vermelhas, pois isso indica que há circulação sanguínea no local e o sangue pode levar nutrientes bons para a região. por isso, se você quer se livrar de estrias vermelhas e roxas, esfolie bastante com os babes da madamecrème para estimular a circulação e levar ainda mais nutrientes de dentro para fora.

#16 mas elas provavelmente não desaparecerão por completo

mesmo tratando, principalmente as brancas, é provável que suas estrias não sumam completamente :(

#17 suas estrias merecem conviver com você!

se fizer os tratamentos e não conseguir retornar ao que era antes, faça um tratamento de autoaceitação, babe! toda mulher tem estrias, e muitas já entenderam que, além de não ser o fim do mundo, nossas estrias merecem conviver com o nosso corpo. <3


 


 

ler mais

autocuidado - o que é, quem precisa, e como se sentir bem com ele

autocuidado - o que é, quem precisa, e como se sentir bem com ele

seu bumbum é lindo

esfoliação de açúcar: benefícios, efeitos colaterais, erros e como fazer

esfoliação de açúcar: benefícios, efeitos colaterais, erros e como fazer

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados