melhor rotina de cuidados com a pele negra

cuidados com a pele negra - mulher negra com esfoliante corporal.

hey, dear. como está? espero que bem e disposta a ficar ainda mais linda e saudável, porque nosso tema de hoje vai te dar dicas para melhorar a sua rotina de cuidados com a pele negra.

seja ela parda, sardenta, bronzeada, amarela, branca ou negra em seus diferentes tons, toda a pele é maravilhosa e merece ser cuidada com muito carinho.

a sua pele não é negra? então espera um pouquinho, que logo logo publicaremos mais artigos sobre os outros tipos!

hora da skincare!

cuidados diários

salientamos também que o cuidado com a pele deve ser diário, pois quando dedicamos uns minutinhos durante o dia para cuidarmos de nós mesmas e aliamos isso a uma boa alimentação e bastante hidratação, podemos ver os resultados em pouquíssimo tempo.

nesse artigo, nossa prioridade é saúde, mas não esquece que beleza e saúde vêm de mãos dadas SEMPRE.

por isso, trago alguns passos para você adicionar a sua rotina diária de cuidados com a pele negra, que com certeza a deixarão muito mais macia e brilhante.

primeiramente, sobre a melanina

todo mundo já ouviu falar em melanina, mas nem todas entendem o seu papel, né não?

quase todas nós (exceto nos casos de albinismo) produzimos melanina. esse pigmento natural da pele é produzido para nos proteger dos efeitos nocivos derivados da absorção da radiação solar – por isso ela age como se fosse um protetor solar natural.  

peito de uma mulher com óleo corporal
melanina is everywhere.

quanto maior for a produção da melanina, mais escura será a pele e mais protegida ela estará da radiação solar. por isso ocorre o bronzeamento - ele é uma reação da pele ao sol: produzimos mais melanina quando percebemos haver a necessidade de uma proteção extra.

cuidados com a pele negra

já que a pele negra é rica em melanina, ela é naturalmente mais resistente ao sol e outras agressões externas, o que acaba adiando sinais de envelhecimento.

apesar desse benefício natural, as moças de pele negra não devem deixar de se cuidar, pois elas tendem a sofrer ainda mais com o ressecamento (quando a pele é seca) e com a oleosidade (quando a pele é oleosa). além disso, em contato prolongado com o sol, a pele negra produzirá ainda mais melanina, o que pode gerar manchas escuras em sua superfície.

1. protetor solar

enganadas estão, aquelas que pensam que os cuidados com a pele negra não incluem protetor solar!

o sol é para todas.

como vimos, manchas escuras de sol podem surgir com mais facilidade em peles negras. além disso, apesar da melanina conferir um fator de proteção solar natural à pele (na pele negra, o fps é 13,4, em média), isso não é o suficiente para eliminar completamente os riscos de câncer de pele e fotoenvelhecimento.

DICA:

o uso do protetor solar deve ser diário, e se possível, com reaplicação de 3 em 3 horas.

pode apostar em um protetor solar com fps 15 ou 30. como peles negras tendem a ser bastante oleosas, também recomendamos um protetor com toque seco, que segure um pouquinho o brilho da pele (porque tudo tem limite, né amore?).

EXEMPLOS:

nívea sun - toque seco antissinais, fps 30
l’oreal paris - solar expertise invisilight, fps 30

esfoliante corporal

as manchas podem surgir em qualquer lugar, certo? por isso a esfoliação corporal é um ótimo passo para introduzir em sua rotina de cuidados com a pele negra.

se quiser pular o produtinho e fazer uma esfoliação old-school, testa a técnica do dry brushing!

os esfoliantes têm o poder de suavizar marcas e manchas (até mesmo estrias e cicatrizes!), e também podem ajudar na prevenção de outras marcas não causadas pelo sol – coisa que o protetor solar não será capaz de fazer.

DICA:

a esfoliação pode ser feita semanalmente ou de 15 em 15 dias para manter a textura da pele macia.

pras gatas dedicadas, a gente tem mais dicas sobre como usar esfoliação corporal para obter efeito máximo.

esfoliantes feitos com ingredientes naturais e ricos em nutrientes e antioxidantes são uma boa.

penso que todos produtos de beleza sustentáveis são uma boa, pois eles possuem vitaminas e nutrientes que vêm de elementos encontrados na natureza.

além de serem úteis na prevenção das manchinhas presentes na pele negras, os esfoliantes também ajudam com o tratamento da acne e previnem o envelhecimento precoce da pele.

EXEMPLOS:

madamecrème - rose sugar scrub
madamecrème - almond & carrot express scrub  (esse é à base de cenouras e amêndoas – receitinha do sucesso!)

kit detox já
kit detox já

sérum

quem nunca ouviu falar desse produtinho mara, tá perdendo!

o sérum é um líquido bastante concentrado e com uma grande capacidade de ser absorvido por conta de suas partículas minúsculas.

pele pós-esfoliação - pronta pra o sérum!

isso quer dizer que o sérum é perfeito para as fadas de pele oleosa, isso pois ele tem uma textura mais leve.

ele oferece uma hidratação mais potente, e também é rapidamente absorvido, podendo ser combinado ao creme hidratante para um maior efeito.

DICA:

o sérum deve ser aplicado na pele limpa. de preferência, duas vezes ao dia: à manhã, por exemplo, pode aplicar o sérum antes de passar o protetor solar. já à noite, pode aplicar depois da esfoliação e antes do creme hidratante noturno.

as babies que não pensaram nas consequências antes de sair por aí sem protetor solar e que estão cheias de manchas pós-sol, podem se beneficiar do efeito de um sérum clareador, por exemplo. nos cuidados com a pele negra, ele pode uniformizar o tom produzir o efeito reverso, inibindo a produção excessiva de melanina.

mas se o efeito desejado é somente hidratante, o sérum pode ser utilizado em qualquer situação.

EXEMPLOS:

klassis TX - sérum clareador
la roche posay - hyalu b5 repair sérum - hidratante

óleo corporal

como vimos, a pele negra seca está mais sujeita à ressecamentos do que os outros tons. nela, pode ocorrer um maior embranquecimento e ressecamento em áreas em que há um maior atrito e movimento como articulações, por exemplo.

pele ressecada nunca mais!

por isso recomendamos o uso de um hidratante comum diariamente, juntamente ao óleo corporal. esse óleo manterá o brilho lindo da pele negra, e, por não ser facilmente absorvido como produtos à base de água, irá durar por muito mais tempo.

DICA:

você pode usar o óleo corporal diariamente nas partes mais ressecadas do corpo, como os membros e articulações.

óleos corporais nutritivos, naturais e com fragrância te farão se sentir uma deusa andando por aí. olha aqui por que você deve usar o óleo corporal após o banho. mas nada de usar produtos à base de óleo mineral, ein? eles entopem os poros e desencadeiam acne!

EXEMPLOS:

madamecrème - ylang-ylang body oil (ele é à base de ylang-ylang, um óleo essencial muito cheirodisíaco!)

não sei dizer se ele é mais cheiroso ou afrodisíaco.

concluindo,

pessoalmente, acho que todos os tons de pele têm uma beleza única e inerente.

mesmo assim, creio que toda a pele precisa de cuidados a mais.

isso porque ela é o maior órgão do nosso corpo, a roupa de que nunca nos despimos, a armadura que usamos para encarar o mundo lá fora – é por isso que a pele merece carinho e atenção.

não podemos ignorar (e nem deixar de mencionar) que socialmente a pele da mulher negra brasileira carrega muita história de dor e vitórias. essa armadura, em especial, vem sendo partida e reforjada, transformando-se em algo ainda mais especial.

é por isso que ela deve ser celebrada e amada, pasmem, ainda mais.

skincare é mais do que beleza, como sempre dizemos.

é dizer “eu me amo” por trazer somente coisas boas para dentro de si.

gostou de nossas dicas? então comenta aqui embaixo! também tem alguma dica? pois então compartilha com a gente – adoraríamos conhecer os seus segredinhos também 😉

ler mais

use óleo corporal após banho, madamecreme

3 razões para usar o óleo corporal depois do banho

beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

barreira cutânea danificada, como resolver pela madamecreme

sintomas de barreira cutânea danificada e como lidar com eles

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados