a esfoliação corporal para acne corporal e outros remédios naturais contra cravos e espinhas

mulher usando a esfoliação corporal para acne

cheguei chegando, meu amor, pra te sugerir alguns métodos naturais para acabar com cravos e espinhas, e te ensinar como a esfoliação corporal para acne corporal pode ser (e DEVE ser) a sua maior aliada na luta contra as marcas de pele mais insuportáveis da galáxia.

fala sério: quem não odeia abrir os olhos depois de uma noite de sono maravilhosa, se sentindo linda e refrescada, só pra depois descobrir no espelho do banheiro uma espinha gigantesca que brotou no meio da testa? a noite pode ser a melhor da vida - a manhã vai ser horrível!

unicórnios só são fofos longe da gente, e por isso o nosso artigo de hoje é tão instrutivo quanto hands-on. trouxemos passos práticos para você acabar com o surgimento espinhas e cravos no rosto, braços, costas, e onde quer que elas apareçam no seu corpito.

se prepara pra ter uma pele bem limpa e nunca mais precisar de base e corretivo pra esconder a acne corporal!

 

o que é a acne?

primeiramente, deixo claro que há diversos tipos de acne. recém-nascidos e bebês, por exemplo, são atingidos pelas acnes neonatal e infantil.

por outro lado, a acne vulgar pode ser considerada a mais comum entre adolescentes e adultos, e é sobre essa que estaremos nos referindo no decorrer do texto, por motivos óbvios.

por ser uma condição inflamatória dos folículos pilosos da pele (poros de onde os pelos nascem), a acne pode se manifestar tanto na forma dos cravos, quanto na forma de monstrinhos que nomeamos espinhas. ah, e ela tende a aparecer no corpo inteiro, inclusive nas costas e bumbum.

possíveis causas

tratar o problema pela raiz previne que a acne corporal suma somente por alguns dias e que depois volte a atrapalhar sua autoestima.

por isso, antes da gente partir para os remédios naturais, vamos entender quais podem ser os motivos pelos quais a sua pele do rosto, costas, braços ou bumbum está rompendo.

  • hormônios: eles podem ser grandes causadores da acne, pois estimulam as glândulas sebáceas da pele a produzirem mais óleo e sebo, que podem obstruir os poros. como a adolescência é o período em que os hormônios dão a louca (principalmente a testosterona), é nessa época que mais experienciamos a acne.
  • concentração de células mortas: o sebo produzido naturalmente pelas glândulas sebáceas + as células mortas que continuam na pele + resíduos de produtos de cuidados com a pele podem formar uma obstrução nos poros, o que também pode ocasionar no surgimento de cravos e espinhas.
  • bactérias: quando você tem espinhas, é porque as bactérias prosperaram. essas bandidas se proliferam nos poros e ingerem os resíduos e sebo derivado das glândulas sebáceas - e pode ser que o nosso corpo ainda reaja a elas, causando inflamação.

remédios naturais e cuidados com a acne corporal

visitar uma dermatologista com o intuito de conseguir receita para cremes e remédios para eliminar a acne vulgar é sempre uma opção viável.

apesar disso, muitas de nós preferimos fazer o tratamento da acne corporal e algumas outras condições menos graves de forma natural – eu entendo. aquelas inflamações nas costas ou no bumbum podem muito bem ganhar cuidados com produtos e hábitos naturais. 

se a sua acne corporal não for derivada de alguma outra condição mais complexa, pode ser que você não precise ingerir medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios artificiais e apostar nos tratamentos e produtos naturais que a gente vai te mostrar aqui embaixo.

 

1. alimentação balanceada

clichê, eu sei. mas não tem jeito, bb.

a gente já sabe que uma alimentação balanceada com ingestão de bastante água é uma maneira maravilhosa de desintoxicar o nosso corpo.

com o tratamento da acne corporal não é diferente, pois uma alimentação balanceada e uma boa regulação do intestino são chave para eliminar as impurezas do corpo. uma dica é comer alimentos que contém probióticos, como o iogurte natural, por exemplo – dessa forma, você garante um bom funcionamento do intestino.

além disso, peixes e frutos do mar são ricos em ômega-3, que tem uma ação anti-inflamatória que ajuda a controlar a vermelhidão e dor das espinhas. alimentos com zinco, como a castanha-do-pará, também são anti-inflamatórios e melhoram a cicatrização da pele. tudo isso é melhor do que qualquer kit de produtos!

 

2. limpeza com óleo

 


tá achando que eu pirei?

não pirei não, baby, existe sim um método de limpeza profunda com óleo que, na verdade, REDUZ o aparecimento de espinhas e cravos - no rosto, no bumbum, nas costas...

se não acredita, segue o raciocínio.

sabemos que a água não se mistura com óleo, né? pois, quem se mistura com o óleo é, na verdade, o próprio óleo, o que faz com que um possa dissolver outro.

quando limpamos a pele e o corpo com óleos nutritivos e naturais (não estou falando de produtos oleosos!) de forma gentil, eles substituem o sebo e óleos produzidos pelo nosso corpo – também substituindo a sujeira da qual as bactérias se alimentam.

peles secas e também as oleosas podem ser tratadas e limpas com óleos naturais como o azeite de oliva ou óleo de coco, por exemplo.

se a gata quiser amplificar os resultados, a madamecrème possui o ylang ylang body oil, um dos meus produtos favoritos. ele é extremamente nutritivo para o corpo, pois tem em sua composição a vitamina E (cicatrizante), e uma combinação dos óleos de coco, jojoba, abacate, amêndoas e girassol – cada um com propriedades e nutrientes diferentes que se completam.

 

3. esfoliação para acne

vimos que uma das principais causas da acne corporal é o combo oleosidade + células mortas, né?

é aí que entra a esfoliação para o corpo.

pois ela é um tipo de limpeza profunda que elimina LINDAMENTE os resíduos da superfície da pele (incluindo restos de produtos) e ajuda na circulação do sangue.

dessa forma, contribui com o desaparecimento da acne corporal existente e impede o surgimento de novos probleminhas no corpo.

esfoliação é tudo de bom, e quem nunca fez tá perdendo! mas pede uma ajudinha na hora de esfoliar as costas, viu?

além de ajudar na redução de cicatrizes e estrias, a esfoliação também é rainha no tratamento da foliculite e promove a saúde e hidratação da pele.

aqui na madamecrème, a gente defende que só há duas formas de se fazer a esfoliação corporal para acne corporal: ou com a técnica de dry brushing , ou com produtos esfoliantes naturais livres de agentes tóxicos para você e para a natureza!

esfoliação para acne: técnica dry brushing

como o próprio nome diz, dry brushing é escovação a seco. essa técnica de esfoliação pode ser feita em casa diariamente, com uma escova de cerdas naturais.

ela é uma forma extremamente simples e acessível de se esfoliar a pele: enquanto você passa a escova pelo corpo, as células mortas são varridas e a circulação do sangue é estimulada.

se quiser saber mais sobre como fazer o dry brushing em casa, checa esse passo-a-passo que a gente preparou com muito carinho.

esfoliação para acne: com esfoliantes naturais

esfoliantes naturais são produtos maravilhosos, porque além de eliminarem as células mortas, muitos deles são também bastante nutritivos.

segue abaixo uma receitinha praquelas e aqueles que querem fazer a esfoliação para acne corporal em casa com ingredientes fáceis de serem encontrados.

diy sugar scrub

ingredientes:


1 xícara de açúcar branco ou mascavo (se for orgânico, melhor ainda, dear!)

½ xícara de óleo (azeite de oliva e óleo de coco são boas opções)

óleos essenciais para aquele cheirinho gostoso e + coisas boas

1 lugarzinho pra guardar essa belezura

 

usar uma colher de chá dessa misturinha no banho te faz ficar com aquela pele de bebê em poucas semanas <3

o açúcar é uma base fabulosa para esfoliantes, por isso que colocamos ele no diy. quer entender mais a respeito do açúcar e de como ele deveria ser o seu BFF na luta contra a acne corporal? então dá uma olhada nesse babado.

 

esfoliantes naturais pré-prontos

outra dica é fazer esfoliação para acne com esfoliantes naturais da madamecrème.

assim como o que você faz em sua casa, os nossos esfoliantes corporais também são livres de parabenos, toxinas, e artificialidades no geral.

rose sugar scrub da madamecrème, por exemplo, também tem como base o açúcar.

apesar disso, ele supera a maioria dos esfoliantes caseiros pois foi planejado especialmente para você, com óleos especiais que se aliam ao açúcar para ajudar no tratamento da acne corporal.

 o óleo de palmarosa, por exemplo, trata manchas na pele e promove a renovação celular. já o óleo de semente de uva, também presente no rose sugar scrub, possui ácidos graxos e vitaminas C, D & E, que ajudam a suavizar cicatrizes e nutrir a pele enquanto esfolia.

 

já o almond & carrot express scrub é feito com sal marinho. enquanto o sal esfolia a pele, varrendo resíduos, a cenoura possui vitaminas A e C que aumentam a imunidade da pele (lembra das bactérias que infectam os poros??) e possui antioxidantes que combatem a pele seca e também previnem inflamação.

outro componente especial desse scrub da madamecrème são as amêndoas – elas nutrem a pele e possuem efeito anti-inflamatório e calmante, impedindo a irritação.

 

tratamento com ácido salicílico 

além dos cuidados que já mencionamos, é possível fazer um tratamento diretamente com produtos indicados por sua dermatologista. um exemplo é a esfoliação química com o ácido salicílico, que tem ação anti-inflamatória.

 

então, né

tem pele mais lisinha do que a pele das #madgirls?

se você tinha dúvidas sobre como tratar da acne corporal naturalmente, conta pra gente o que achou

criar o hábito de remover as células mortas semanalmente é uma das melhores formas de se eliminar a acne e também prevenir o aparecimento de novos cravos e espinhas.

por isso que a esfoliação corporal para acne corporal é importante – mas lembre-se sempre de cuidar desse corpo lindo também de dentro para fora.

cuidados com a pele são mais do que beleza – é saúde.

além de beber muita água, também tente sempre se alimentar de forma natural – esses hábitos juntamente à esfoliação irão te transformar em uma diva do wellness!!!



Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.