esfoliação natural: 7 regras simples

esfoliação natural: 7 regras simples

quem já sentiu aquele alívio ao mandar as células mortas pelo ralo sabe como é MARAVILHOSO usar um esfoliante natural. seja aquele que se faz em casa ou o que se compra na lojinha da madamecrème, o esfoliante natural faz coisas lindas em nosso corpo, deixando a pele bem suave como a de um bebê e com uma aparência uniforme e nutrida.

para te ajudar a ter uma experiência melhor com esfoliantes naturais, preparei esse artigo com 7 regras muito simples, que você pode seguir a cada esfoliação ;)

  • descubra a sua frequência

  • como já comentei bastante em artigos tipo o como montar uma rotina de esfoliação corporal (que por sinal é uma ótima leitura para quem não sabe por onde começar), cada mulher tem o seu tempo. já que esfoliar é o ato de remover as células mortas, é preciso aguardar que a sua pele esteja pronta para o processo.

    isso varia bastante, e a única forma de ter certeza é testando. normalmente, é possível esfoliar de duas a três vezes na semana, mas se você sentir que isto está afetando a saúde da sua pele, tente diminuir a pressão e a frequência, baby. veja um texto mais detalhado sobre a esfoliação de peles sensíveis :)

  • escolha o melhor esfoliante para o seu tipo de pele

  • não importa se você irá fazer ou comprar o esfoliante, é super importante entender o papel dos ingredientes e qual pode ser melhor para o seu tipo de pele, ok? para te dar aquele empurrãozinho, aqui vão algumas dicas de esfoliantes naturais para diferentes tipos de pele:

    • para todos os tipos de pele: aveia + iogurte

    triture 2 colheres de sopa de aveia até formar um pó bem fininho

    misture com 1 colher de sopa de iogurte grego + 1 colher de sopa de óleo de coco (ou óleo de jojoba)

    aplique na pele limpa e massageie por cerca de 1 minuto

    enxágue com água morna.

    especialmente para peles secas!

    esfoliante 100% natural com amêndoas, cenouras, óleo de coco, manteiga de karité, e outros ingredientes. é melhor para o corpo inteiro, principalmente bumbum, e funciona em todos os tipos de pele por conta das propriedades hidratantes. saiba mais!

    especialmente para peles sensíveis!

    esfoliante 100% natural com açúcar (agente esfoliante), óleo de semente de uva, óleo de palmarosa, óleo de oliva, e outros ingredientes. tem textura aveludada, perfeita para peles mais sensíveis, secas ou oleosas. saiba mais!

    • para peles oleosas: banana + aveia

    esmague 1 banana madura com um garfo até ficar macia (mas não totalmente líquida)

    triture 2 colheres de sopa de aveia até que formem um pó

    misture a banana e aveia com 1 colher de sopa de iogurte grego

    aplique na pele limpa e massageie por cerca de 1 minuto

    enxágue com água morna.

    • para peles secas: azeite de oliva + mel

    triture 1/3 de xícara de aveia até que forme um pó mais grossinho

    misture com a aveia 1/3 de xícara de mel + 1/3 de xícara de azeite de oliva

    aplique na pele limpa e massageie por cerca de 1 minuto

    deixe agir e hidratar por mais uns 5 minutos

    enxágue com água morna.

  • DIY? armazene muito bem o seu esfoliante.

  • dei várias opções de DIY junto com os meus babies, mas se estiver fazendo seu próprio esfoliante, não se esqueça de armazenar muuito bem, ok?

    infelizmente, recomendo que eles não sejam armazenados no banheiro por conta da alta umidade. já aqueles que usam iogurte e banana, por exemplo, devem ser guardados na geladeira por razões óbvias. por isso, o melhor é descobrir uma proporção que seja suficiente para uso único.

    ou… você pode escolher um dos meus babies, que duram por muito mais tempo no box do banheiro ;) eles têm uma embalagem bem prática com lacre, e contam com propriedades antibacterianas. 

  • nunca esfolie se a pele estiver ferida

  • dica bem básica, mas que muitas esquecem! a esfoliação natural pode aumentar feridas em peles sensíveis, já que você vai estar literalmente raspando as células mortas! também comentei isso no FAQ da esfoliação, onde há muitas outras dicas ;)

  • hidrate após esfoliar

  • um MUST. a esfoliação pode desidratar a pele, principalmente as mais sensíveis! além de eu sempre recomendar hidratação diária com um óleo corporal cheiroso, é importante passar um hidratante na pele logo depois da esfoliação. 

    dessa forma, ela vai recuperar a água que perdeu e continuar saudável por muito mais tempo. tenho um óleo corporal ótimo bem aqui, que vai te ajudar a manter a pele hidratada mesmo que já tenha passado do dia de esfoliar ;)

  • esfolie massageando 

  • todas nós amamos uma massagem gostosa, então porque não gostamos de praticar o hábito da automassagem?

    vai saber.

    se você tem vontade de aplicar isso em sua rotina de bodycare, recomendo a receitinha da alegria: esfoliar com um dos meus babies usando as mãos e massageando os braços, pernas, pés, mãos e bumbum. além de amplificar os efeitos da esfoliação 100%, hidratando ainda mais a pele e deixando que ela absorva todos os nutrientes, você dá aquela relaxada gostosa pra começar (ou terminar) o dia de muito bom humor <3

    veja minhas 7 técnicas de automassagem.

  • aprenda a esfoliar a alma

  • por que quem nunca acumulou emoções e acabou tendo efeitos super negativos por isso? a esfoliação natural pode ser aquele momento de conexão consigo mesma, em que você pensa na vida e nos sentimentos que carrega. 

    então faz aquele chá relaxante ou põe o rosé na taça, começa a esfoliar e a analisar...

    vai que descobre algum sentimento que não vai fazer falta e manda ele embora pelo ralo junto às células mortas? ;)

    venha me conhecer, baby. posso te ajudar nessa jornada.

    beijos da madamecrème.


     

    ler mais

    óleo vegetal contra estrias (amêndoas): antes e depois

    óleo vegetal contra estrias (amêndoas): antes e depois

    beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

    beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

    esfoliação contra estrias: 7 coisas para fazer & não fazer

    esfoliação contra estrias: 7 coisas para fazer & não fazer

    comentários

    seja o primeiro a deixar seu comentário
    todos os comentários são revisados antes de serem publicados