6 razões para evitar a esfoliação química para o corpo

mão delicada sendo hidratada por madamecreme

no primeiro segredo dessa semana, te falei sobre várias formas de se esfoliar a pele sensível, e entre elas estava a esfoliação química para o corpo.

primeiramente, a gente já sabe que esfoliar é MUITO importante. pois seja ela química ou mecânica (com scrubs ou esponjas), a esfoliação é uma etapa essencial em qualquer rotina de beleza, que deve ser realizada de uma a duas vezes na semana.

apesar de ser uma alternativa bastante viável em alguns casos de pele sensível (para as babes de pele ultrassensível recomendamos esfoliar com óleos vegetais), a esfoliação química pode ser evitada por algumas razões que vou trazer nesse textinho.

veja como usar a esfoliação mecânica para obter o máximo efeito!

1. a esfoliação química para o corpo demora a fazer efeito

quer esfoliar hoje para obter os benefícios da esfoliação antes da depilação de amanhã? então esquece o esfoliante químico.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3139LOD7-Pequeno.jpeg

mas eu quero o bumbum lisinho rapidinho!

isso porque esfoliantes químicos, quando usados periodicamente, só começam a fazer efeito com 4 a 8 semanas de uso.

babado!

por isso, se tá querendo aquele bumbum macio e os cravinhos sumidos em menos de 1h, então a esfoliação mecânica é a melhor pra você.

isso porque esfoliantes mecânicos produzem um efeito automático, e você sente a pele macia e brilhosa logo após o esfrega. além disso, usar aquele esfoliante para o bumbum uma ou duas vezes por semana irá prevenir estrias e cicatrizes por conta dos seus outros benefícios (além de esfoliar, é claro).

2. a esfoliação química pode ser agressiva para peles ultrassensíveis

sim, a esfoliação química pode ser inofensiva para a pele a depender do ácido presente no produto e da sensibilidade da pele.

por isso, se você sente sua pele ultrassensível, reagindo loucamente a qualquer coisinha, o ideal é ir a uma dermatologista para descobrir como esfoliar e, nesse meio tempo, tentar fazer uma esfoliação com óleo vegetal.

porque essa esfoliação com óleo vegetal é bastante simples e NADA agressiva.

pode testar o meu ylang-ylang.

se quer descobrir mais tenho uma fórmula pro rosto lá naquele artigo sobre peles sensíveis, mas também pode checar aqui:

 fórmula para esfoliar o rosto com óleo vegetal

ingredientes:

  • óleo vegetal: opções são jojoba, semente de uva, girassol, argan, amêndoas e abacate (nunca use óleo mineral!)
  • pano limpo MUITO macio (sempre lave em sabão neutro e sem aroma)

método:

  • remova qualquer produto que esteja no rosto
  • aplique uma camada fina de óleo
  • deixe descansar por pelo menos 1h
  • umedeça o pano com água morna e limpe o óleo do rosto levemente, enxaguando para retirar o excesso de óleo quando necessário.
  • deixe a pele secar naturalmente

3. a esfoliação química para o corpo não parece selfcare

isso é selfcare para moi.

não é, mulher?

porque como é que a gente imagina aquele spa day?

eu não sei você, mas eu imagino assim:

domingo à tardezinha, cansada daquela faxina ou do passeio, abro uma garrafa de rosé (ou faço um chá a depender do mood), logo acendo uma vela perfumada e começo aquela coisa que deu vontade (ler um livro, ouvir uma playlist maravilhosa...)

então ligo o chuveiro e tomo aquele banho morninho, preparando o corpo pro que vem a seguir: uma limpeza profunda com um esfoliante cremoso, massageando o corpo todo e promovendo a circulação – com aquele cheirinho de rosas no ar...

ufa! 😉 e é por isso que esfoliação química não parece selfcare pra mim.

selfcare envolve cheiros, toque, e muito, mas muuuito amor – e não consigo fazer isso com um produto químico que só coloco e espero fazer efeito.

4. ela não é tão prática quanto dry-brushing

já se você é daquelas que ama coisas práticas, dry brushing é uma alternativa muito mais viável!  porque varrer a pele não requer nada além de uma escovinha (ou esponja!) de cerdas naturais.

imagina assim: hoje é dia de esfoliação, mas você tomou banho correndo e já tá no trabalho? então vai pro banheiro e tira uma esponjinha como a rub-rub.

porque aí você já esfolia as partes expostas como braços, pernas, rosto e mãos, por exemplo!

se tá interessada nesse método, então vem ver o meu artigo com os prós e contras da escova esfoliante 😊.

5. esfoliação química para o corpo não oferece nutrientes

sad but true ☹. apesar de fazer maravilhas na remoção de células mortas da superfície da pele, a esfoliação química para o corpo tem 0 nutrientes.

porém, se você quer (e pode) ir além e promover ainda mais saúde para a sua pele, o ideal é um esfoliante mecânico natural e cheio de nutrientes! esfoliantes mecânicos usam o toque para remover células mortas, como a escova esfoliante ou grãos como açúcar, sal marinho, e café, por exemplo.

nutritious and delicious.

quer opções de esfoliantes naturais e nutritivos? a madamecrème te ajuda!

você pode ver o meu rose sugar scrub, por exemplo. ele é o esfoliante perfeito para o seu dia de princesa, porque, além da maciez imediata, também nutre a sua pele com vitaminas do complexo C, D & E, além de ácidos graxos.

todos os benefícios nutricionais desse scrub advém dos seus ingredientes naturais, como o óleo de semente de uva, óleo de oliva e óleo de palmarosa. além disso, o rose sugar scrub usa grãos de açúcar para esfoliar a sua pele.

já o meu esfoliante almond & carrot express scrub é o melhor amigo de muitos bumbuns por aí, porque usa grãos finíssimos de sal marinho para esfoliar a pele, e para nutrir, ele é rico em vitamina A, C & E, ácidos graxos, e agentes antibacterianos. dentre os seus componentes estão amêndoas, cenouras e manteiga de karité 😉

6. se precisa usar esfoliação química, então presta atenção!

educação é uma das coisas de mais importância nesse mundo inteiro, por isso, estude bem o esfoliante antes de usar.

sim, estou dando essa dica porque sei que algumas babes que sofrem irritação após esfoliar com scrubs naturais com certeza não irão em uma dermatologista.

por isso, quando for adquirir um esfoliante químico desconhecido (mesmo que tenha encontrado informação sobre ele na internet), leia atentamente a embalagem e/ou bula se houver. então olhe os ingredientes um a um e faça uma pesquisa detalhada.

agentes químicos naturalmente existentes na natureza são muito seguros se usados em lugares apropriados (longe do sol, etc.), mas se houver algum químico desconhecido no produto, se atente para o fato de que ele pode sim ser tóxico e nocivo para a sua pele, ok? porque saúde vem em primeiro lugar, sempre!

bumbuns saudáveis e hidratados, sim é possível! o segredo é esfoliar!

esfoliação química para o corpo deve ser evitada?

somente se ela não for a ideal para você!

pois se for recomendada por uma dermatologista especialmente para a sua pele, a esfoliação química é super efetiva na remoção de células mortas e, apesar de demorar um pouquinho, com certeza vai te ajudar na redução de acne e condições como foliculite. porém se a sua pele for um pouco mais resistente, ela poderá obter muitos benefícios com esfoliantes naturais e nutritivos!

e também recomendamos escolher produtinhos veganos, livres de químicos nocivos ao meio-ambiente.

porque a madamecrème ama te incentivar a buscar uma beleza mais consciente 😉

 

ler mais

amigas no banheiro fazendo skincare, madamecreme

qual óleo de massagem é ideal para você? faça um teste

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

menina fazendo seus cuidados diários com a pele por madamecreme

ideias de rotina de cuidados noturnos com a pele (e diurnos também!)

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados