mitos e verdades sobre o jejum intermitente e perda de peso

mitos e verdades sobre o jejum intermitente e perda de peso

“a melhor dieta é aquela que você nem sabe que está fazendo” - Brian Wansink


hey #madgirl, hoje quero conversar contigo sobre alguns mitos e verdades da perda de peso e jejum intermitente - mas na real mesmo, o tema vai além. ele abrange alimentação, saúde, autocuidado, amor-próprio, e aceitação: e aí, você topa bater esse papo? 💞 


mitos - o que achamos ser verdade na alimentação


discutir alimentação e hábitos alimentares é pior que adivinhar vencedor de reality show ou falar sobre candidatos políticos - são várias opiniões, gente dizendo que sabe A verdade, gente acreditando ter a solução perfeita, fórmulas e resultados garantidos… 


algumas coisas que praticamente todo mundo acredita: 


  • é preciso beber 8 copos de água
  • é preciso comer X vezes no dia em porções pequenas
  • não pode exagerar em tal coisa
  • é impossível viver bem sem comer tal coisa
  • para emagrecer é preciso comer tal coisa
  • tal comida é proibida

entre outras coisinhas que vamos aprendendo, internalizando, e aceitando sem questionar. 


tudo isso é mito, sabe por que? porque cada pessoa é ÚNICA.


mesmo quem entende de nutrição, formação muscular, ganho de peso e saúde física em geral sabe que cada corpo tem necessidades particulares para fins particulares. mas uma coisa que todo mundo concorda é: alimentos de verdade são TUDO DE BOM!

veja os 7 erros comuns na perda de peso.


verdades - o que realmente faz sentido na alimentação


quando a gente para pra questionar qualquer coisa, é importante chegarmos à raiz da equação. nesse caso, vamos pensar juntas: o que é a nutrição e alimentação???


pense bem, comemos para sobreviver, certo? no início da raça humana, colhíamos o que havia por aí e caçávamos animais com ferramentas geradas pela nossa criatividade. com o tempo, nos fixamos em locais, criamos comunidades, e começamos a plantar nosso próprio alimento e domesticar animais. 


esse alimento plantado suplementava a nossa dieta, já que caçar era muito trabalhoso e até mesmo perigoso. 

com o tempo, criamos os processos que deram origem aos alimentos processados (açúcar, farinhas, café, etc). porém, com o desenvolvimento da tecnologia e da indústria, produtos químicos manufaturados começaram a ser utilizados, na criação de alimentos ultraprocessados, que são aqueles que você nem imagina na natureza. 


se você prestou atenção na historinha, vai perceber que o problema começou quando nos fixamos em locais, em sociedades sedentárias. apesar de ainda caçarmos, passamos a nos movimentar cada vez menos. 


ainda estava ok, até chegarmos até os alimentos ultraprocessados. eles são péssimos para a nossa saúde e, aliados ao sedentarismo, são a receita para um número de doenças, como diabetes e até mesmo o câncer derivado da ingestão de agentes químicos fabricados. 


de acordo com o Dr. Jason Fung, autor de vários livros sobre diabetes e obesidade, uma dieta equilibrada pode ser a chave para prevenir essas duas condições e até mesmo o desenvolvimento do câncer!


por isso, qual é a única verdade da alimentação saudável???


resposta: alimentos naturais e minimamente processados! eles, aliados a uma rotina de exercícios físicos são tiro e queda para prevenir e remediar muita coisa ruim ;)


uma outra possível verdade - jejum intermitente


comer é muito bom, mas já pensou no que aconteceria se você não comesse por umas horinhas?

 

calma, bebê! eu te explico.


você já deve ter ouvido falar sobre jejum intermitente. essa técnica de dieta é para quem quer perder uns quilinhos de forma saudável e sem sofrer muito. MAS PERAÍ - não é pra correr e fazer sem entender muito bem e sem saber se faz sentido para a sua situação. 


antes de tudo, entenda se o seu peso é ideal. você se sente confortável no próprio corpo? um médico te recomendou perder uns quilinhos para manter a saúde em dia? se você não visitou um médico há um bom tempo, pode fazer o cálculo de índice de massa corporal (IMC) para entender se está acima do peso de verdade, ou se sua mente não está te sabotando. 


o ideal mesmo é visitar um especialista para entender se o jejum intermitente é mesmo sua praia. ele não é nadinha recomendado para pessoas abaixo do peso!


jejum intermitente é sua praia? então veja como funciona


“Nosso corpo tem duas formas possíveis de funcionar. Ou você pode ir no modo de crescimento, ou no modo de reparo e manutenção de células. E a maneira de fazer isso, é claro, é comendo menos, e o jejum tem um grande papel nisso. Porque, de novo, se você come, então você ativa os sensores de nutrientes… Se você é jovem [ou uma criança], ótimo. Mas pense nisso como um carro de corrida - você pisa fundo e vai muito rápido, mas se você continuar pisando, o motor não vai durar muito, não é? Então você precisa deixar o motor recarregar um pouquinho, se quiser maximizar a sua duração” - Dr. Jason Fung. 


Dr. Fung acredita que quando a gente come bem e pouco durante o dia, aumentamos as chances de vivermos mais. voltando para aquela historinha que te contei - quando passamos a existir, não tínhamos comida o tempo inteiro. era preciso (literalmente) lutar por ela.


então quando a gente conseguia a caça (após alguns dias comendo bem mal, provavelmente), tínhamos o costume de nos fartar e repousar, gastando a menor energia possível para não haver desperdício. faz sentido, né?


acontece que esse instinto continua - só que agora temos comida à vontade!!! por isso acabamos engordando. além disso, nosso hábito de comer demais acaba nos deixando menos alertas - afinal, quem não tira aquele cochilo gostoso depois da ceia de natal??? 

 

com os seus estudos, Dr. Fung acredita que o jejum intermitente é extremamente poderoso, ajudando pessoas a não só perderem peso, como também diminuir níveis de açúcar no sangue e dependência por medicamentos!


apesar do período mais comum de jejum intermitente ser de até 12h sem comer, você é única e tem necessidades específicas. por isso, converse com uma médica ou nutricionista para entender qual a melhor duração e fazer um acompanhamento.


o que é saúde?


você pode estar se perguntando: afinal, o que fazer? 


a  resposta é sempre a mesma, bb = ser feliz e saudável! 


se o seu objetivo para perder peso é estética, por exemplo, pode não ter motivação suficiente para todo o processo e trabalho. afinal, há muitas mulheres por aí que têm o corpo “perfeito”, mas não se cuidam de verdade.


sejá lá o que você for fazer (incluindo o jejum intermitente), faça com boas intenções. cuidar da alimentação é o selfcare mais necessário que existe! e se o jejum intermitente for pra você, esse também é o selfcare mais barato que existe ;)


acredito que, acima de tudo, é importante que você se ame da forma que é e entenda que o seu corpo sabe o que precisa. nosso corpo sempre sabe e nos avisa quando algo não tá legal <3


além da saúde do corpo, a saúde da mente também é importantíssima e não podemos esquecer, ok?


se você quer uma ajudinha pra se amar um pouco mais, tenho uma dica que é certeira - se toque muitoooo!!! skincare é uma forma maravilhosa de combar o cuidado do corpo + mente, e a madamecrème te ajuda nisso!


visite minha lojinha ;)






Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.