ame ser única: o guia para aceitar aquela marca de nascença

menina com marca de nascença, ame ser única pela madamecreme

a maioria de nós enfrenta dificuldades em se aceitar como é – seja com o formato do rosto ou corpo, cicatrizes, estrias, ou aquela marca de nascença que não escolhemos ter.

é por isso que, hoje, a madamecrème escolheu te ajudar a aceitar a sua marca de nascença e então entender se ela tem um papel no seu corpo (e qual pode ser esse papel).

por que a madamecrème quer falar sobre marca de nascença?

sim, madgirl, nós somos seres complexos – desde a nossa formação molecular até o nosso aprendizado a respeito de outras culturas e pessoas. mas apesar de sabermos que somos únicas, lidamos constantemente com a aceitação do outro e com a aceitação de nós mesmas – sendo a última melhor conhecida como amor-próprio.

somos experts em self-love <3

sim, muitas pessoas que nascem com marcas de nascença podem sofrer com preconceito no decorrer de suas vidas.

apesar de algumas poucas marcas de nascença indicarem condições existentes no corpo, como doenças genéticas (discutimos mais sobre isso abaixo), a maioria delas NÃO afeta em NADA a sua saúde física – mas sim a estética, e então a autoestima.

por isso, já que a madamecrème nasceu para te fazer se sentir linda, não admito que você se ame menos por conta de uma marca de nascença, cicatriz, celulite, ou qualquer outra coisa do tipo.

se é uma questão de auto amor e é importante pra você, então é inevitável que a gente discuta aqui no #mdmsecrets!

quais os tipos de marcas de nascença?

então... podem haver dois tipos de marca de nascença no corpo humano: as marcas de nascença pigmentadas e as marcas de nascença vasculares.

então vem ver a diferença entre elas aqui embaixo!

sabia que um a cada três bebês nasce com uma marca de nascença? nada incomum, ein? 😉

marcas de nascença pigmentadas

esse tipo de marca de nascença geralmente surge por conta de um excesso de melanina nas camadas mais profundas da pele ou nas células de pigmento chamadas melanócitos.

então, essas marcas de nascença são as famosas pintinhas que temos na pele, e podem surgir de três formas que você pode ver abaixo.

como são?

geralmente, as marcas de nascença pigmentadas são planas, mas também podem ser elevadas. além disso, elas geralmente não passam de um pouco mais que meio centímetro de diâmetro, mas podem cobrir boa parte do corpo da criança ao nascer.

alguns tipos de marca de nascença pigmentada

1. pontos café au lait
marca de nascença azul-acinzentada

são as pintas planas e amarronzadas, que podem aparecer em qualquer lugar do corpo. apesar de serem completamente inofensivas, se forem abundantes no corpo, essas marcas podem indicar uma doença chamada neurofibromatose.

2. marca de nascença azul-acinzentada

são marcas de nascença grandes e azuladas, que podem parecer hematomas. geralmente, esse tipo de marca de nascença surge na lombar ou bumbum, mas também pode aparecer nos braços, por exemplo. geralmente desaparecem ainda na infância.

3. pinta elevada

são as marcas elevadas, de um marrom mais escuro. apesar de serem bem comuns e aparecerem em qualquer local do corpo, as maiores têm um risco maior de se transformarem em câncer de pele. então se houver qualquer mudança de forma ou tamanho em uma pinta elevada, você deve ir a um dermatologista para verificar.

marcas de nascença vasculares

a maioria das marcas de nascença são as vasculares, pois são causadas por alguma alteração nos vasos sanguíneos. geralmente, as marcas de nascença vasculares desaparecem na infância, mas as que permanecem vão crescendo juntamente à pessoa.

como são?

primeiramente, as marcas de nascença vasculares vão de rosa claro a roxo escuro, e podem ser tanto planas como ter alguma elevação. assim como nas marcas pigmentadas, as vasculares podem variar de tamanho e mudar com o tempo.

alguns tipos de marca de nascença vasculares:

mancha de vinho do Porto
1. mancha de vinho do Porto

essa marca de nascença de nome criativo realmente parece uma mancha de vinho do porto. ela pode ser vermelha ou roxa e geralmente surge no rosto ou pescoço.

apesar de afetar apenas um lado do corpo na maioria das vezes, há casos em que ela afeta ambos os lados. se não for tratada com o tratamento a laser, esse tipo de marca pode se tornar mais irregular e escura com o tempo.

raramente, a mancha de vinho do Porto pode ser um sintoma da síndrome de Sturge-Weber ou de Klippel-Trenaunay.

2. marca de nascença salmão (ou beijo de anjo)

é a mais comum de todas, e existe na maioria dos bebês, geralmente desaparecendo após os dois anos de vida. você provavelmente só vai se preocupar com esse tipo de marca de nascença se for mãe 😊

há tratamento para marca de nascença?

sim, baby! mas o tratamento varia muito com a natureza do tecido.

o tratamento médico tipicamente foca na destruição das células envolvidas na marca de nascença - seja ela vascular ou pigmentada.

então os tratamentos podem ser terapia a laser, cirurgia de remoção, e até mesmo radiação, por exemplo.

apesar disso, a maioria das marcas de nascença pigmentadas são muito comuns e não necessitam tratamento. já as marcas de nascença vasculares desaparecem por si mesmas, exceto em alguns casos como na mancha de vinho do Porto, que tende a escurecer com o tempo.

devo tratar a minha marca de nascença?

isso depende de você.

mas se quer saber a minha opinião, eu sinceramente acho que não (exceto nos casos que afetam a saúde).

algumas marcas nem sequer responderão ao tratamento.

então o ideal é que você tome essa decisão consigo mesma e com uma médica de confiança. pois como as marcas vasculares tendem a crescer com o seu corpo, você pode decidir juntamente a uma especialista o que pode ser o melhor para o seu caso.

quando procurar uma médica a respeito de marca de nascença?  

- se você estiver preocupada a respeito da marca.
- caso a marca de nascença esteja próxima ao olho, nariz ou boca.
- se a marca de nascença aumentou de tamanho, ficou mais escura ou mais enrugada.
- caso ela esteja irritada ou dolorida.

e quanto às outras marcas?

além das marcas de nascença, há aquelas que adquirimos no decorrer da vida.

talvez uma cicatriz que surgiu na infância depois de uma queda de bicicleta, ou as estrias de depois do crescimento desenfreado da puberdade... porque tudo isso é história da nossa vida marcada na pele.

o lado bom dessas marcas é que você não precisa fazer cirurgias ou tratamentos a laser para amenizar (na verdade até pode, se quiser), mas cuidar e hidratar a pele consistentemente é o suficiente.

para fazer isso, então é só ter uma rotina semanal de esfoliação, hidratar bastante o corpo interna e externamente, e fazer automassagem corporal com um óleo cheiroso e nutritivo!

esse combo te ajuda a amenizar estrias e cicatrizes! veja mais sobre o ylang-ylang body oil.

porque isso não só vai te ajudar a amenizar o que não gosta como te ajudar a se gostar ainda mais. mas lembre-se sempre de buscar uma beleza mais consciente!

o que autoamor tem a ver com marca de nascença?

love yourself com a ajuda do meu rose sugar scrub!

autoamor é ser body positive.

porque se amar é amar cada parte do corpo – as que podem ser mudadas e melhoradas e as que não podem também!

mas já te falei aqui que se amar NÃO É SE CONFORMAR:
“é aprender a amar o seu corpo, independente de como ele seja, mas buscar sempre o melhor para ele.”

porque ter uma rotina de skincare pode não reduzir a aparência daquela marca de nascença, mas vai te ajudar a se aproximar dela, a se familiarizar e acabar amando sua mancha do jeitinho que ela é.

porque talvez, antes de já ir buscando tratamentos caros e cirurgias desnecessárias, você comece a perceber que se amar é sim o suficiente.

vem ver alguns dos meus produtinhos aqui:

ler mais

sobre o óleo corporal ylang-ylang – 9 coisas que você precisa saber

sobre o óleo corporal ylang-ylang – 9 coisas que você precisa saber

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

menina despida com flores, para indagar sobre depilação com a madamecreme

esfoliação antes ou depois da depilação?

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados