primavera/verão: aproveitando o sol de forma segura

primavera/verão: aproveitando o sol de forma segura

ah, o sol… crush de muita madgirl por conta dos seus poderes mega bronzeadores - ele pode, sim, ser maravilhoso. mas como tudo o que é bom, devemos ter moderação, ainda mais nesse meio de primavera e início cada vez mais próximo do verão 🌞

para te ajudar a entender muito bem o papel do sol em nossa vida e saúde, e contribuir com as medidas de proteção obrigatórias durante o banho de luz, preparamos este artigo completíssimo & detalhadíssimo que pode ser favoritado para você levar como guia para a praia. preparada, babe? então vem comigo <3

como o sol age em nossa pele?

primeiramente, fatos. que o sol é uma estrela todo mundo sabe, mas muita gente não faz ideia de como a sua luz age sobre nós ou a nossa pele. 

a temperatura dentro daquele globo de fogo pode alcançar até 15 milhões de graus celsius - intenso, né? mas, sem ele, não existiríamos. sem o calor do sol, a terra seria tão gelada e escura quanto plutão, e não haveria nada de bom - nenhum cachorrinho, nada de banhos quentes e relaxantes, nenhuma taça de rosé, sem rotina de skincare. já imaginou um mundo assim? 😱

praia, sol, e pássaros

agora que te fiz entender a importância do sol para nossa vida e felicidade, preciso te contar sobre sua ação em nossa pele. 

sim, seus raios vêm em diferentes frequências - de ondas rádio, que não nos afetam, aos raios ultravioletas, bastante temidos. por conta disso, o sol é aquela faca de dois gumes, sendo o maior responsável pela nossa aparência de envelhecimento, rugas, manchas, e tudo aquilo que tendemos a odiar. 

benefícios da luz solar

quando mal aproveitado, o sol causa tudo aquilo que mencionamos, podendo até mesmo acarretar em queimaduras e câncer de pele a depender da quantidade de luz solar e melanina presente na sua pele. 

falando em melanina, veja uma rotina de cuidados pensada para a sua pele:

  • pele branca
  • pele negra
  • pele parda
  •  

    mas o sol é um elemento da natureza, e por isso não podemos pensar nele como ruim ou bom. ele pode agir de forma negativa em certas circunstâncias, mas pode ser bastante positivo em outras! veja aqui alguns benefícios da luz solar quando aproveitada de forma segura e controlada:

    • ele é um antidepressivo natural - já percebeu que não podemos ficar longe dele por muito tempo sem bater a bad?
    • ele ajuda o nosso corpo a sintetizar a vitamina D - precisamos dela para absorver o cálcio
    • essencial para a saúde dos ossos e manter a nossa visão afiada
    • tem um efeito rejuvenescedor (psicológico)
    • previne espasmos musculares
    • é super gostoso de sentir na pele <3

    protegendo a pele dos raios nocivos

    por serem o veneno e o antídoto, precisamos ter cuidado com os raios ultravioletas.

    não, não podemos ficar longe do sol para sempre, precisamos dele para necessidades biológicas, mas é importante proteger a nossa pele dos raios UV, principalmente se formos permanecer sob o sol da primavera e verão durante algum tempo, ok?

    o ideal é cobrir a pele de sombra, roupas e protetor solar.

    guarda sol colorido

    caso esteja na praia, provavelmente as roupas não entram na equação, né baby? nesse caso, tente ficar um tempinho na sombra, maresia e água de coco e prefira tomar sol antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde. se não for possível, aplique bastante protetor solar 30 minutos antes do contato com a luz solar de acordo com a cor da sua pele e vá reaplicando de 2 em 2 horas. 

    a regra geral é: 

    • pele negra - fps 20 ou mais
    • pele parda - fps 30 ou mais
    • pele branca - fps 50 ou mais

    obviamente, o protetor solar é como qualquer outro produto - é preciso testar para identificar o melhor para a sua pele. se você tem queimaduras solares frequentemente mesmo com a pele mais escura, precisa usar um fps maior, babe. 

    usar aqueles chapéus de aba larga na praia é uma ótima maneira de proteger o rosto & pescoço de rugas enquanto curte a areia e o mar. fica a dica ;)

    se bronzeando de forma segura & perfeita 👙

    esse, com certeza, era o momento que você estava esperando. eu sei - quem nesse mundo não gosta de um belo bronzeado, de preferência feito de forma segura, controlada, e natural?

    sim, baby, NATURAL. evite o bronze artificial - apesar de ser rápido e simples, ele afeta a pele profundamente, sendo a forma menos segura de atingir aquela cor perfeita. nesse tópico, você vai descobrir a melhor forma de conseguir e, melhor, MANTER, o bronzeado por muito mais tempo ;)

    mulher na areia com biquini azul e laranja

    1º passo - esfolie a pele semanalmente

    a esfoliação é o processo de remoção de células mortas e danificadas que abre espaço para uma pele nova, brilhante e saudável. ela não só ajuda na depilação, como também na hora de conquistar o bronzeado - isso porque o primeiro passo para um bronzeado saudável é uma pele saudável, como eu já tinha te contado.

    a esfoliação semanal após o banho ajuda quando é feita um dia antes de iniciar o processo de bronzeado natural. já que ela remove restos microscópicos de pele morta, o bronze “gruda” melhor - ou seja, ele é prolongado, durando muito mais antes de desaparecer. 

    para isso, recomendo o uso do almond & carrot express scrub. eis por que:

    1. ele é rico em vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento da pele
    2. óleo de coco que hidrata a pele e previne a perda de água
    3. possui cenouras em sua composição - o betacaroteno, componente abundante nas cenouras, é um protetor solar natural
    4. vitamina C - promove brilho e vivacidade na pele

    gostou, babe? compre ele aqui para ser seu parceiro de verão 😎

    2º passo - devagar se vai longe

    já a “hora do vamos ver” é onde reside o perigo. por isso, vá aos poucos!

    o bronze pode ser um processo lento e gradual - e só assim ele é verdadeiramente seguro. evite as horas de pico, que mencionamos antes, e só se exponha de 30 a 60 minutos por dia. é legal pensar no bronzeamento como um banho de sol - ou melhor, uma ducha haha

    o bronzeado tende a levar um tempo, por isso vá aos poucos. vá no primeiro dia e aguarde outro para que ele se desenvolva na pele. vá em dias alternados, dando uma chance para a sua pele se recuperar, e nunca - nunca mesmo - esqueça o protetor ;)

    3º passo - tenha muitos cuidados pós-sol

    é muito importante se cuidar e recuperar imediatamente após a ducha solar. segue a checklist pós-sol que a madamecrème preparou:

    • beba um copo cheio de água para hidratar o corpo e repor a água perdida.
    • tome um banho frio para remover resíduos de protetor solar - se você tiver se queimado, poderá sentir nesse momento e tomar as providências necessárias.
    • aplique um hidratante mais pesado e espere a pele absorver.
    • quando tiver absorvido o hidratante, adicione uma camada do óleo corporal ylang ylang para prevenir perda adicional de água e produzir efeitos calmantes e anti inflamatórios na pele.

    se seguir esses 3 passos, tenho certeza que o seu bronzeado natural será lindo, seguro e prolongado ;)

    conclusão ensolarada

    mulher bebendo água em frente ao mar

    e então, madgirl, curtiu o artigo da semana? eu amei!

    agora você está munida de informação e pronta para enfrentar os raios UV. pode ir conquistar aquele bronzeado perfeito sem riscos!

    é claro que a madamecrème NUNCA poderá substituir um conselho médico, então se você ainda estiver com receio, pode e deve consultar a sua dermatologista antes de se aventurar pelos raios de sol dessa primavera & verão brasileiros. só quero o seu bem e felicidade (e um bronzeado babado se você também quiser!)

    beijos e qualquer coisa pode falar ;)

    ler mais

    seu bumbum é lindo

    meditação mindfulness: passo a passo para esse ato de autocuidado

    meditação mindfulness: passo a passo para esse ato de autocuidado

    vitamina C e seus benefícios para a pele

    vitamina C e seus benefícios para a pele

    comentários

    seja o primeiro a deixar seu comentário
    todos os comentários são revisados antes de serem publicados