sintomas de barreira cutânea danificada e como lidar com eles

barreira cutânea danificada, como resolver pela madamecreme

chegou a hora de conversarmos um pouco sobre um problema que aflige muita gente: barreira cutânea danificada.

primeiramente, eu sei, esse termo é um pouquinho complicado. poucas de nós já ouvimos falar sobre a barreira cutânea. mesmo assim, tenho certeza de que a sua já foi danificada pelo menos uma vez na vida (se não várias vezes).

bora entender que negócio é esse exatamente, as possiveis causas da barreira cutânea danificada, e também como resolver esse probleminha de saúde que pode afetar (e muito!) a nossa aparência e, consequentemente, autoestima.

o que é barreira cutânea danificada, minha gente?

como sempre, é melhor entender primeiro pra cuidar depois, né não?

sabe aquele produtinho que faz mais mal do que bem?

então. a barreira cutânea é a camada mais superficial da pele, que nos protege diretamente dos agentes externos. ela é uma rainha maravilhosa, pois sem ela estaríamos muito mais suscetíveis às bactérias, vírus, e produtos nocivos à pele como produtos de beleza mal-amados e produtos de limpeza com químicos pesados.

a barreira cutânea é a casa de lipídios

essa barreirinha é também importante pois é composta por lipídios que, além de funcionarem como escudos, também regulam o pH da pele e a ajudam a reter umidade e continuar hidratada.

porém, o único problema da barreira cutânea é que, como qualquer outro escudo, ela pode ser rompida. por isso vou te contar aqui embaixo como saber se a sua barreira cutânea foi danificada.

sintomas de barreira cutânea danificada

pra saber se a sua barreira cutânea foi ou está sendo danificada, veja se a sua pele está demonstrando algum desses sinais:

  • vermelhidão e inchaço
  • coceira
  • inflamação
  • desidratação
  • flacidez
  • acne (temos remedinhos naturais contra cravos e espinhas aqui!)

nossos corpos são entidades extremamente inteligentes, pois eles sempre têm um jeitinho de nos contar que tem algo de errado e que precisamos dar mais cuidado a certa área.

assim que surgir algum sintoma de barreira cutânea danificada (e acredite, vai surgir), faça aquele scan básico e descubra o que pode ter causado essa perda de proteção. trocou a marca do detergente? anda saindo demais no sol e se esquecendo de passar protetor?

pois olha aqui embaixo mais coisas que podem estar danificando a sua barreira cutânea, e como você pode lidar com cada uma dessas possíveis causas.

causas da barreira cutânea danificada + o que fazer em cada caso para restaurar a barreira cutânea

longo título, né? é porque a história é longa... são várias as possíveis causas para a barreira cutânea danificada.

produtos nocivos à barreira cutânea

todo mundo sabe que álcool, parabenos, corantes e fragrâncias podem ser nocivos para a pele, mas a gente parece que quer esquecer, né não? usamos produtos tanto na pele quanto em nossa casa, e devemos observar bem se são eles os causadores da barreira cutânea danificada.

produtos de beleza:

produtos de beleza naturais e cruelty-free são ótimas alternativas para quem quer evitar a barreira cutânea danificada – mas lembre-se sempre de que tudo demais faz mal! mesmo os produtos naturais, quando usados em excesso, podem danificar a barreira cutânea por outros motivos: o atrito causado por esponjas naturais e pela esfoliação excessiva, por exemplo, pode sim afetar a pele!

uma outra dica além de usar produtinhos naturais é usar o menor número possível deles.

eu sei, my love, isso pode sim ser MUITO difícil. isso porque a cultura da beleza só nos aceita de corpo e alma quando estamos com o rosto coberto por maquiagem (e nem vou começar a falar de como isso prejudica a nossa saúde!).

quando não for necessário, é sempre bom evitar o uso excessivo de produtos de beleza, sejam eles quais forem.

dicas

se quer uma rotina de skincare, pode tentar o dry brushing para limpeza, por exemplo, ou um esfoliante natural.

dry brushing feels

os produtinhos da madamecrème são também super versáteis, naturais e livres de qualquer componente tóxico.

os nossos esfoliantes, por exemplo, têm componentes altamente hidratantes, enquanto o nosso óleo corporal pode ser usado pra dar brilho nos cabelos, repor a camada lipídica da pele, reter água no corpo – além de ser cheiroso o suficiente pra você nem precisar colocar perfume! já viu que rotina minimalista?

o combo perfeito pra sua rotina de skincare semanal

produtos de limpeza:

já com produtos de limpeza, é muito difícil encontrar algum sem componentes tóxicos. por isso recomendamos fazer o seu próprio produtinho em casa ou sempre usar luvas ao manusear produtos tóxicos!

segue uma receitinha de produto de limpeza multiuso pra você usar na limpeza de superfícies (e ele é cheiroso!).

diy produto de limpeza multiuso

combine os ingredientes abaixo em uma garrafinha spray, misture bem e deixe infundir por uma semana antes de usar:

  • uma parte de vinagre de álcool
  • uma parte de água
  • casca de um limão
  • alguns ramos de alecrim

esse limpador multiuso pode ser usado para remover manchas chatas que se instalam em superfícies, paredes, para limpar lixeiras, e muito mais!

exposição à agentes ambientais

a poluição, exposição solar excessiva, ar condicionado, contato com vento, e até mesmo o atrito com as roupas podem ser causas de barreira cutânea danificada!

é muita coisa, minha gente, mas temos que ser guerreiras.

por exemplo, o uso de um protetor solar adequado para a sua pele, uma alimentação balanceada (cenourinhas podem te ajudar, e muito!), e manutenção da pele sempre hidratada e coberta por um óleo corporal de qualidade podem te ajudar com a maioria das coisas, tá?

já o caso do atrito com as roupas, geralmente acontece mais com aquelas de pele sensível – então o que resta mesmo é usar roupas com tecidos naturais, maleáveis e confortáveis!

genética

então, genética é um grande fator para a barreira cutânea danificada. peles naturalmente mais sensíveis sofrerão mais com as outras causas.

mas o problema é que aí não tem jeito. se o seu caso for genético, você deve tomar cuidado extra e tentar aplicar todas as diquinhas que tô te dando aqui.

outra opção é nascer de novo! haha mas aí nem tem como né? queria eu voltar a ser criança.

excesso de esfoliação

ih, achou que a gente fosse deixar de fora só porque AMAMOS esfoliantes? na-na-ni-na-não! esfoliantes são coisinhas maravilhosas quando são naturais e usados de forma inteligente e efetiva.

mas tem gente que, quando esfolia a pele mais de duas vezes na semana, por exemplo, pode sim romper a barreira cutânea! o esfrega precisa ser regulado, senão é possível atingir os lipídios presentes na barreira cutânea e removê-los.

é também por isso que sempre recomendamos hidratar após esfoliar. o uso de um óleo corporal de qualidade também irá reforçar a camada lipídica após esfoliação.

o rose sugar scrub hidrata enquanto esfolia!!!

envelhecimento

para um boost de lipídios na sua pele ;)

então, o envelhecimento da pele pode ser sim um fator da barreira cutânea danificada: além da pele ficar mais sensível a agentes externos, o pH também é alterado.

nesse caso, é recomendado o uso (regulado!) de produtinhos naturais com efeitos antioxidantes, pois eles retardam o envelhecimento. o ylang-ylang body oil e o rose sugar scrub, por exemplo, fazem um combo cheio de antioxidantes naturais!

quando o envelhecimento é aquele lindo e natural, também pode usar as outras dicas, pois elas vão te ajudar bastante na manutenção da camada lipídica!

enfim...

esfolia, mas hidrata, ein?

... a barreira cutânea danificada É SUPER COMUM. esse probleminha pode surgir em qualquer pessoa, a qualquer momento.

mas o segredinho que uso pra manter a minha pele sempre nutrida e a minha barreira cutânea menos suscetível a rompimentos é usar óleo corporal diariamente. ele ajuda a pele a sofrer menos com os agentes externos e desidratação, pois adiciona uma camada de gordura extra. veja mais razões para usar o óleo corporal depois do banho!

manter a barreira cutânea bem nutrida e saudável vai te ajudar de tantas maneiras! pois quando devidamente hidratada, a pele exerce efetivamente todas as suas funções essenciais, além de manter a elasticidade, maciez, jovialidade, e tudo o mais que a gente ama de paixão.

#skingoals!

ler mais

cuidados com a pele negra - mulher negra com esfoliante corporal.

melhor rotina de cuidados com a pele negra

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

7 razões para produtos de beleza sem crueldade serem superiores

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados