5 passos para uma pele mais saudável

5 passos para uma pele mais saudável

toda pessoa se preocupa com a pele, e não é à toa! ela é o maior órgão do nosso corpo e fica exposta para todo mundo ver. então, preparei esse post pra te dar o passo-a-passo de como conseguir (e manter!) a saúde da pele por muito mais tempo.

já não é segredo que os problemas e incômodos que temos nessa região do corpo acabam nos afetando em todas as áreas da vida, inclusive na autoestima e autoamor. por conta disso, a madamecrème sabe que o cuidado com a pele não se justifica somente pela beleza e aparência. ela merece estar saudável e receber muito carinho :)

1. sol = rugas

as madgirls decoraram essa equação e com certeza tiraram 10 na prova. em todos os posts que publiquei com rotinas de skincare para diferentes tons de pele, comentei o papel da melanina e sobre o efeito do sol na pele. 

veja mais em:

melhor rotina de cuidados com a pele negra

melhor rotina de cuidados com a pele parda

melhor rotina de cuidados com a pele branca

sim babies, o sol é responsável pelo bronze maravilhoso no verão. mas a longo prazo, ele é o inimigo mortal da nossa pele. por ressecar a superfície excessivamente e agir nas camadas mais profundas, o brilho solar acaba facilitando o surgimento de rugas  e causando o fotoenvelhecimento.

por conta disso, a saúde da pele DEPENDE do uso do protetor solar. você também pode investir em produtos de beleza que oferecem aquela proteção a mais, como é o caso do esfoliante de cenouras da madamecrème, que é rico em betacaroteno (agente protetor e bronzeador naturalzão!)

2. no stress, yes relax

no artigo “10 hábitos de pessoas felizes”, te conto mais sobre como a felicidade depende da liberação do stress. além disso, o stress não é somente inimigo da felicidade, como também deixa a sua pele doente. 

se estressar te faz perder o sono (o sono de beleza é real, my baby!!!), desregula os hormônios (acne na certa x.x), e simplesmente nos faz mal tanto fisica quanto mentalmente.

uma dica para apagar de vez o stress da sua vida é começar a implementar alguns hábitos de slow living.  fugir um pouco pra cuidar de si e aprender a dizer “não” vai te poupar de MUITO arrependimento e stress, acredite. 

3. hidratação & nutrição

essa dupla maravilhosa é a base da saúde de TODA pele, pois não podemos nos esquecer que ela é composta de células vivas que necessitam de água e nutrientes para viverem bem e em sintonia.

não importa por que tipos a sua pele transite (entre oleosa, mista ou seca), ela vai precisar de hidratação e nutrição. por isso, temos 4 dicas para você que deseja seguir esse passo de hidratar e nutrir bem a pele:

  1. use o óleo corporal após o banho para bloquear a saída excessiva de água.
  2. evite produtos de beleza com químicos agressivos.
  3. aplique um hidratante corporal diariamente.
  4. use produtos nutritivos, naturais e veganos.

ah, e essa dica também vale para a hidratação e nutrição do corpo no geral, tá? beber muuuuita água vai devolver o líquido que perdemos às células da epiderme, e uma boa alimentação promove brilho e elasticidade. 

se não sabe o que comer para manter a pele saudável, sugiro adicionar à dieta fontes de ácidos graxos e ômega 3, vitaminas E & C (exemplos respectivos: uma porção de sementes oleaginosas, abacate e frutas cítricas)

4. não fume!

autoexplicativo.

fumar interfere no funcionamento natural do organismo humano, inclusive na saúde da pele. além de causar flacidez e envelhecimento precoce, o tabaco pode gerar manchas e rugas, principalmente no rosto e ao redor dos olhos. vamos combinar que ninguém quer isso, né miga?

5. limpeza profunda 

a base de toda skincare precisa ser a limpeza: com ela começamos e com ela finalizamos. mesmo que você use milhares de produtos em sua rotina, nada irá adiantar se a pele não estiver limpa e hidratada.

por conta disso, é recomendado fazer uma limpeza profunda com certa frequência para a prevenção de acúmulo de células mortas e entupimento dos poros. sabia que a acne geralmente é causada pelo acúmulo de células mortas + sebo dentro dos poros? babado.

esse processo de remoção é a esfoliação, e recomendo que você teste esfoliar com diferentes frequências e descubra a melhor para o seu cas - 15 em 15 dias, 1x, 2x, ou 3x na semana. tenho um FAQ sobre esfoliação que é ótimo para quem quer saber mais ;)

uma dica para combinar os passos de hidratação, limpeza e nutrição em uma só rotina, é dar uma olhada no meu esfoliante almond & carrot express e o rose sugar scrub. te garanto que eles deixarão a sua rotina muito mais simples, multifuncional, e minimalista!

concluindo

não podemos esquecer que somos completas e não podemos pensar somente em partes. ter uma pele saudável é PERFEITO, mas qualquer coisa que fizermos para nós mesmas, qualquer cuidado carinhoso que for dado, será benéfico para o nosso todo: pele, corpo e mente. 

pele saudável = corpo saudável = mente saudável

se precisar de mais uma mãozinha no carinho com a pele, pode me visitar aqui! tenho esfoliantes maravilhosos para te hidratar e detoxificar e um óleo corporal perfeito para te blindar e sustentar.



Read more

por que o autocuidado ajuda no empoderamento da mulher?

por que o autocuidado ajuda no empoderamento da mulher?

passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

8 ações de autocuidado que você não sabia que eram selfcare

8 ações de autocuidado que você não sabia que eram selfcare

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.