destino de beleza: Indonésia

destino de beleza: Indonésia

Sente e relaxe, você está prestes a descobrir os segredos de beauté usados nos mais tradicionais dos rituais da Indonésia. São técnicas milenares que foram passadas de geração para geração e agora vai chegar até você através das experiências vivenciadas pela Madame Crème. São curiosidades sobre a cultura de beleza local e dicas surpreendentemente fáceis e adaptáveis ao nosso clima: abacate para o cabelo, água de coco para uma pele hidratada e açúcar para esfoliar. Além do mais, as indonésias têm uma prioridade bem peculiar quando se fala em cuidados corporais e não é rosto. Vem descobrir!

Tropical Beauty

Excentricidade e tradicionalismo nos rituais

Cuidar da saúde interior para garantir a beleza exterior é uma técnica usada há milênios na Indonésia. Prova de que temos muito que aprender com os nativos de um lugar que é referência em tratamentos medicinais e estéticos feitos com elementos da natureza. O mais conhecido deles é o Jamu, uma bebida medicinal feita com materiais de origem vegetal e/ou animal, que combate a insônia, melhora tosse, ajuda a emagrecer e a regular os hormônios (alô TPM!) e melhora a saúde da pele. É o conceito literal de beleza de dentro para fora.

Outro ritual de beleza tradicional e bastante conhecido entre os indonésios é o ‘Royal Lulur’, um tratamento a base de ervas, composto por esfoliações corporais, máscaras faciais e uma série de massagens hidratantes. Geralmente é feito antes de casamentos, proporcionando à noiva um golden glow.

O melhor de tudo é que a essência desses rituais excêntricos são os ingredientes extraídos das florestas tropicais (iguaizinhas às nossas, yaay!), que são capazes de proporcionar esse tropical glow, típico da Indonésia, sem precisar necessariamente atravessar o mundo.

Abacate, água de coco e açúcar: componentes infalíveis nas receitas de skincare

Com o clima parecido com o nosso, não é difícil encontrar no Brasil elementos usados pelos indonésios em seus tratamentos estéticos. Que tal tomar água de coco diariamente para hidratar a pele seca, acelerar o metabolismo e ingerir uma grande quantidade de vitaminas e minerais? Parece muito banal? Pois eis aqui um segredo de beleza milenar.

Ah, sabe o açúcar, o grande vilão da saúde no momento? Lá ele é usado como esfoliante natural e principal ingrediente dos cosméticos com essa função.

Açúcar como um dos ingredientes dos esfoliantes corporais

 Além disso, o chá, tão presente no dia-a-dia dos indonésios (e brasileiros), não só é usado como bebida, mas também como acessório nos tratamentos de beleza, tanto para combater lábios rachados por causa do calor, quanto para amenizar olheiras e inchaço nos olhos. Já pode deixar os pepinos de lado!

Para o cabelo, abacate! A fruta, quando misturado ao óleo essencial de Ylang Ylang, pode proporcionar brilho e vitalidade para as madeixas. É só adicionar 2 gotas do óleo ao abacate, passar no cabelo, deixar agir por alguns minutos, enxaguar e ser feliz, bye bye escova! Mas não é só isso, a mistura também tem ação tônica, estimulando o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.

Saúde íntima

Se vamos falar do Ylang Ylang e seus benefícios – que já foram expostos aqui - não podemos deixar de lado a sua propriedade afrodisíaca. As flores homônimas de onde o óleo é extraído são tradicionalmente espalhadas sobre a cama dos noivos na noite de núpcias, com o intuito de intensificar a união do casal e estimular a libido. Quem mais aí quer enfeitar a casa com flores Ylang Ylang?

Flor de Ylang Ylang. Foto: Reprodução

Quando se trata da saúde íntima, o Ylang Ylang não é filho único. Um dos rituais de beleza mais conhecidos da Indonésia é o Ratus, uma técnica tradicional, usada principalmente antes dos casamentos, para refrescar e melhorar a saúde íntima da mulher. Criada por uma princesa javanesa, o ritual é feito através do vapor de uma mistura de ervas e promete melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos pélvicos. Concluímos então que rosto e pele não são prioridades das indonésias na rotina de beauté, não é mesmo? #yougomadgirl

gostou do conteúdo? não se esquece de assinar a newsletter, que, além de revelar segredos para cuidar do seu corpo, a Madame Créme vai te dar alguns presentinhos especiais.

Read more

a beleza do autocuidado

a beleza do autocuidado

passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

estrias quebrando o tabu, madamecreme

estrias, quebrando tabu

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.