7 erros comuns na perda de peso

7 erros comuns na perda de peso

perder peso é uma grande dificuldade para muitas mulheres. se você é uma delas, tenho certeza que já se perguntou: o que eu tô fazendo errado? 😭 você come tanta salada e faz exercícios quase todo dia, e nada acontece… pois eu te digo, mad girl. você provavelmente está cometendo algum dos erros comuns na perda de peso.

 

1. você é obcecada por dietas


na real, a palavra dieta se refere à comida que temos costume de comer, independente de qual seja. mas a mídia e as empresas fitness te fizeram acreditar que dietas são somente para quem “precisa” emagrecer. o problema disso tudo é que esse tipo de dieta para emagrecer parece moda: às vezes ovo faz bem, às vezes é péssimo para a saúde. já ouviu falar nisso? 


pois é, essas são reverberações de pesquisas e pequenas descobertas científicas - só que mega intensificadas pelo sensacionalismo da mídia.


por isso, se você quer perder uns quilinhos para se sentir um pouco mais confortável no próprio corpo - maravilha! só não esquece que precisa comer comida que seja de gente grande!!! se você não tem restrições alimentares - pode, sim, comer de tudo um pouco. mas a dica que dou é: quando o assunto são ultraprocessados, que seja beeem pouquinho mesmo, ok? ;)


mesmo assim, não podemos esquecer que alimentos são somente alimentos - não existe um que seja mau ou bom. só precisamos fazer um bom uso deles 🥂

2. você consome muito açúcar e carboidratos simples


sim, como já tinha dito, temos que comer de tudo um pouco, mas há tipos de alimentos que devem ser mais moderados - alimentos gordurosos são um exemplo. 

o segredo é moderação 😋

mesmo que seja permitido com moderação, muita gente (talvez você) acha que a gordura é A inimiga. na verdade, para quem quer emagrecer, alimentos gordurosos são até “melhores” que alimentos com muito açúcar, ou carboidratos simples. isso porque a comida gordurosa faz com que nos sintamos cheias mais rápido e logo paramos de comer - já alimentos com alto índice glicêmico entram de fininho e acabam se transformando em gordura sem a gente perceber.


mas presta atenção nos rótulos, porque açúcar não é só aquele que você coloca no café! açúcar adicionado está em praticamente tudo o que compramos no mercado - exceto alimentos integrais ou minimamente processados como os grãos, vegetais, cereais (arroz, por exemplo), sementes, carnes, e nozes.

 

3. você não varia os exercícios


mesmo se estiver comendo super bem, é importante dar atenção aos exercícios físicos, bb. por exemplo, colocar o treino HIIT e acompanhar pelo youtube é maravilhoso para perda de peso, mas você também pode fazer treino de força, ou até mesmo levantamento de peso!


quando criamos músculos, mesmo que sob uma camada de gordura, passamos a queimar mais calorias. além disso, variar nos exercícios vai te manter motivada e evitar que o corpo se acostume com uma rotina única.

 

4. você superestima as calorias que precisa


quem nunca? 🤭🤭


comer demais e se mexer de menos é a receita para o acúmulo de gordura corporal. por isso, quando juntamos queima de mais calorias (exercício) + dieta com menos calorias do que precisamos (alimentação), o resultado é perda de peso. se você fez o teste de calorias diárias e seu resultado para manter o peso foram 2,000 calorias, por exemplo, então você precisa consumir menos do que isso para emagrecer. 


só tenho uma ressalva: nunca deixe números dominarem a sua vida!!! o que importa mesmo não é a quantidade de calorias, e sim a qualidade ;)

 

pizza com molho de tomate, queijo, tomates e folhas de manjericão
então pizza com ingredientes feitos em casa pode? pode!!!

comer comida de verdade é uma das melhores formas de autocuidado que existem - alimentos saudáveis nutrem o nosso corpo e fazem carinho de dentro pra fora. a gente percebe como eles agem até mesmo na pele, no humor e no sono 🥰 

 

5. falando em sono… você não dorme o suficiente

 

dormir o suficiente é essencial para várias atividades e processos em nosso corpo - e, falando sério, quem é que não come aquele lanchinho desnecessário tarde da noite? 


nosso organismo é um sistema super sofisticado, que funciona como um todo, bb. então, se há algo de errado com o seu sono, outras áreas serão afetadas - inclusive a digestão, metabolismo, e o tão temido acúmulo de gordura. por isso, desacelere uma horinha antes de dormir. 


desligue as telas, tome um banho gostoso, esfolie o corpo com meu scrub duo, beba um cházinho de camomila e relaxe. isso vai te ajudar (e muito) a regular o sono, descansar melhor, e, de quebra, ajustar o seu corpo a uma alimentação mais balanceada.

 

6. você só bebe frutas


aquele suquinho de laranja refrescante é ótimo para combater o calor, além de ser bastante nutritivo. porém, sabia que consumir a laranja inteira é ainda melhor? estudos afirmam que a fruta passa mais lentamente pelo sistema digestivo, permitindo uma melhor absorção de nutrientes e até mesmo reduzindo os riscos de diabetes! já o suco passa rapidamente, podendo até aumentar os riscos da doença :/


mas nunca, nunca, nunquinha, pense que o suco integral é pior que refrigerante! diferente do alimento ultraprocessado, o suco da fruta possui nutrientes reais e, geralmente, vitaminas de inúmeros complexos 🧃

 

7. você não aproveita a comida que gosta!


pra mim, esse é o pior erro :(

 

mulher com vestido lilás segurando tábua com três copos de pudim de chocolate

odeio ver mulheres e meninas que estão tão obcecadas com a perda de peso que colocam uma pressão enorme nos ombros!!! 


se você come bem, sabe que consome um pouco menos do que precisa, e se exercita - você pode comer o que gosta SIM! você ainda vai emagrecer, mas se divertindo. não se sinta culpada por comer uma bola de sorvete ou duas fatias de pizza no final de semana. em moderação, podemos tudo, e não somos obrigadas sermos magras às custas da felicidade, ok?


seu corpo merece tudo de bom, e o que é bom mesmo é comida DE VERDADE e comida que você ama (mesmo que não seja de verdade!).

_


ah, só lembrando: você é linda! se você se sente bem e confortável no próprio corpo, não precisa mudar. mudar quem somos por conta da pressão da sociedade é ceder a algo que não faz sentido, ok?

sua felicidade depende do que ocorre dentro de você - então antes de qualquer coisa, inclusive tentar emagrecer, volte para dentro de si, descubra seu brilho natural e único, e tente se amar (pelo menos um pouquinho mais).

porque essa é a beleza real.

beijos da madamecrème 💋



Read more

vitamina C e seus benefícios para a pele

vitamina C e seus benefícios para a pele

meditação mindfulness: passo a passo para esse ato de autocuidado

meditação mindfulness: passo a passo para esse ato de autocuidado

mitos e verdades sobre o jejum intermitente e perda de peso

mitos e verdades sobre o jejum intermitente e perda de peso

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.