hey babe, aqui está o seu guia completo sobre estrias.
80% das mulheres têm estrias e se essas marcas também estão no seu corpo, você não está sozinha. mas o que são estrias? como surgem? e, principalmente, o que fazer quando elas aparecem em nosso corpo? calma! aqui eu explico tudo e mais um pouco sobre essas marquinhas que, com o cuidado certo e a aceitação, podem ser nossas aliadas na busca pela felicidade corporal. ah, e também compartilho o meu segredinho de como prevenir e até amenizar essas marcas.
1. afinal, o que são estrias?
estrias são lesões resultantes do rompimento das fibras elásticas quando ocorre um estiramento de pele, o qual pode ser causado por alguma mudança súbita no organismo, como a gravidez ou alterações significantes no peso, causando a ruptura do colágeno e da elastina.
o colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, responsável por formar a pele, os tendões, os ossos e as paredes dos vasos. para que isso ocorra, ele depende de outras substâncias, como a vitamina C, ferro, glutamina e arginina, para executar o seu papel. quando tudo funciona corretamente, essa proteína se transforma em fibras, que são capazes de fornecer sustentação, estabilidade e flexibilidade para o nosso corpo.
a elastina é uma proteína muito resistente (porém escassa), responsável por formar as fibras elásticas. essas fibras são encontradas na camada intermediária da pele (a derme) e fazem com que a pele se estique e acompanhe o crescimento do corpo. o problema ocorre quando esse crescimento acontece de forma abrupta ou em excesso, pois ele favorece a ruptura das fibras elásticas e do colágeno, auxiliando, assim, a formação das cicatrizes ou, como nós bem conhecemos, estrias.
1.1 porque estrias têm cores diferentes?
tudo bem até aqui? já que passamos a entender como essas marcas aparecem em nós, vou te explicar o que significam as diferentes cores que acompanham as estrias.
após o rompimento das fibras elásticas e do colágeno, inicia-se um processo inflamatório no local atingido. a coloração das estrias irá variar de acordo com a fase em que esse processo se encontra. no início da inflamação, as cicatrizes apresentam uma pigmentação rosada ou avermelhada, o que indica que ainda há circulação sanguínea na área. essas são mais recentes e podem ser tratadas, uma vez que sua capacidade de regeneração é maior.
quando o processo inflamatório deixa a fase inicial e dá início à cicatrização, as estrias vão adquirindo uma tonalidade arroxeada, o que significa que já existe uma resistência maior em tratá-las.
no fim do processo de inflamação, as marquinhas ficam com a cor branca devido à atrofia das células melanócitos e à diminuição da melanina, que é uma substância responsável pela pigmentação da pele. essa área já não recebe mais a devida irrigação sanguínea no local, o que faz com que sua capacidade de regeneração seja muito inferior em comparação às avermelhadas, o que, em consequência, deixa o tratamento bem mais difícil.
2. o que causa estrias?
diante de tudo o que foi explicado, já compreendemos muitas coisas sobre essas cicatrizes. mas o que pode desencadear a formação das estrias? seja pelas alterações abruptas de peso (a.k.a efeito sanfona) ou apenas porque você é um ser humano, as causas das estrias variam. até mesmo o estirão do crescimento que acontece na adolescência pode causar essas marcas.
além disso, as cicatrizes podem ser derivadas de outros fatores, como o aumento no nível de cortisona, o hormônio que enfraquece as fibras elásticas, no sangue. a genética também é um fator favorável ao aparecimento de estrias.
nos homens, o exagero nos exercícios físicos de força também pode influenciar o surgimento de estrias, pois a sobrecarga exercida nesse tipo de atividade faz com que os músculos cresçam repentinamente, o que acaba esticando demais a pele. por isso, é sempre ideal seguir um treino que proporcione um crescimento equilibrado e gradual.
2.1 mas e a gravidez?
segundo estudos, cerca de 70% a 90% das mulheres após a gravidez têm estrias. Ou seja, a cada 10 grávidas, entre sete e nove desenvolvem as marquinhas. Isso acontece porque, durante o desenvolvimento do bebê, a barriga da mãe cresce e, como a pele não consegue acompanhar a pressão gerada na região abdominal, ela acaba sofrendo um estiramento, o que pode causar estrias. Na primeira gestação, por exemplo, é ainda mais comum o surgimento de estrias, uma vez que as fibras colágenas ainda estão firmes, o que facilita o estiramento exagerado.
sem falar que, durante a gestação também ocorrem muitas alterações hormonais, assim como uma intensa produção de hormônios, como o estrogênio e o cortisol, que podem fragilizar a camada elástica da pele.
ler tudo isso pode causar um pouco de medo, certo? Mas não é preciso ficar aflita, pois, apesar disso tudo, atualmente existem inúmeros tratamentos que podem amenizar os sinais das estrias, inclusive alternativas naturais e que não prejudicam o bebê, como hidratantes, cremes e óleos, os quais são boas bebê, como hidratantes, cremes e óleos, os quais são boas opções para hidratar a pele e diminuir a chance de aparição dessas cicatrizes, além de ajudar a deixar a pele mais bonita e saudável.
eu tenho um kit especializado na saúde da pele do corpo da mamãe que não prejudica o bebê.
COMPRE O SEU KIT
mas babe, lembre-se que é necessário realizar consultas com o dermatologista e o obstetra antes de adotar qualquer medida durante a gestação, já que esses profissionais podem recomendar o melhor para a saúde da gestante e do bebê.
3. melhor previnir do que remediar
agora que você já entendeu como surge e quais são as possíveis causas que auxiliam no desenvolvimento das estrias, ficou claro que a melhor maneira de evitar que elas apareçam é cuidando bem do nosso corpo.
manter um peso saudável, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são as melhores maneiras de prevenir as estrias. beber água, embora não exista nenhum estudo que comprove a ligação, também é um aditivo à saúde em geral.
além disso, utilizar cremes, hidratantes e óleos corporais que fortalecem a pele, como o óleos vegetais e naturais, especialmente os que possuem as vitaminas C e E na composição, evitam o ressecamento da pele e reduzem os riscos de surgimento das estrias, já que ajudam a manter a elasticidade da pele. a aplicação desses produtos em movimentos circulares leves das mãos também estimulam a circulação sanguínea, o que é muito útil para a manutenção da saúde dos tecidos!
4. produtos e tratamentos para estrias
a aceitação do próprio corpo pode ser um problema para muitas pessoas. as estrias costumam atrapalhar a segurança de muitas mulheres, impedindo que elas se sintam confortáveis consigo mesmas. mas o que devemos entender é que, embora seja quase impossível se livrar completamente das cicatrizes, as estrias se tornarão menos visíveis se você utilizar as ferramentas corretas, prestar muita atenção e, acima de tudo, ter paciência para acompanhar o processo sem desistir.
no caso das estrias mais recentes, é possível eliminá-las, mas se ela está presente há algum tempo, fica mais complicado. existem no mercado, hoje em dia, diversas técnicas que auxiliam nesse processo: esfoliação e peeling físico ou químico, ácido retinóico, dermarollers e laser fracionado são algumas delas. no entanto, o efeito desses procedimentos servem apenas para deixá-las menos visíveis.
por outro lado, também é possível obter resultados incríveis com produtos naturais. embora vale ressaltar que o sucesso do resultado depende das características individuais do seu corpo.
a manteiga de karité, amêndoas e óleo de coco são exemplos de produtos naturais, veganos e que nutrem o seu corpo. eles, quando utilizados da maneira correta, surtem efeitos fantásticos. consumir vitamina E na suplementação alimentar auxilia o organismo a retardar o envelhecimento da pele. confira as minhas dicas para amenizar as cicatrizes:
● dry brushing (escovação corporal): a massagem com uma escova seca (de cerdas naturais) estimula a renovação do tecido, remove toxinas e prepara a pele para mais cuidados com cremes e óleos. as duas opções podem ser combinadas, mas devem ser realizadas em uma superfície limpa para uma maior eficácia;
● óleos corporais: o ideal é aplicar óleos corporais aromáticos na pele úmida em movimentos circulares ou em combinação com uma massagem de pitada. preste atenção especial a isso no inverno, pois os óleos não apenas proporcionam um aroma agradável, mas também ajudam a pele a sobreviver ao frio. dê preferência aos produtos que possuem óleo de jojoba, de coco, manteiga de karité e vitaminas C e E, já que essas vitaminas auxiliam no alinhamento das fibras da pele, deixando-as mais uniformes e, além disso, ajudam a suavizar a aparência das estrias;
● esfoliação e hidratação: dependendo da gravidade e da região acometida pelas marcas, remover as células mortas pode auxiliar na amenização de sua aparência. além disso, manter o corpo sempre hidratado ajuda a deixar a pele sempre bonita e saudável;
● vitamina E: por ser antioxidante, auxilia a retardar processos que danificam as células, o que valida o seu consumo. pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos, como óleos vegetais, carnes, ovos, frutas e legumes, assim como pode ser ingerida na forma de suplemento alimentar.
5. como amenizar estrias de forma prática
babe, como você já sabe, o meu propósito é sempre entregar soluções práticas, com preço justos e que gerem resultados profissionais com soluções fáceis e rápidos feitos em casa. por isso, os meus produtinhos oferecem um tratamento completo para você que sofre com estrias e outras cicatrizes e gostaria de ameniza-las.
LIBERTE-SE
estrias são cicatrizes. são marcas que não causam nenhuma dor e nem são prejudiciais à saúde, mas ainda assim é um tabu. seus principais efeitos colaterais (ainda) são constrangimento, baixa autoestima e insegurança, mesmo que presente em 75% das mulheres e 25% dos homens.
entendemos que as estrias são algo natural, cicatrizes que derivam de um processo inflamatório sem nenhuma consequência grave. assumi-las e aceitá-las são o melhor tratamento para libertar-se!