existe saúde mental no isolamento social?

isolamento social e saúde mental - madamecreme

a pergunta de hoje que o #mdmsecrets se propõe a responder juntamente à psicóloga Juliana Figueiredo (mais informações sobre ela no final!) é se existe saúde mental no isolamento social. porque quando a vida muda completamente e a gente quase não sai de casa, descobrir como ocupar o tempo de forma produtiva é essencial para quebrar o tédio, né?

por isso a psicóloga Juliana Figueiredo tem várias dicas que a madamecrème traz aqui para te ajudar nesse momento de isolamento social pelo qual estamos passando!

dicas iniciais para manter a saúde mental no isolamento social

  • muito importante!!! estabelecer um propósito para esses dias, por exemplo: arrumar sua casa, fazer um curso que antes você não tinha tempo, aprender e praticar uma habilidade nova, ficar mais próxima da família, etc.
  • além disso, é fundamental construir uma nova rotina que substitua a anterior.
  • ajudar o outro de outras formas, além do isolamento social. uma ideia é fazer uma feira pra um vizinho idoso, dar suporte a com amigos que atuem na área de saúde (principalmente suporte emocional), e não espalhar fake news!

quer dicas para se apaixonar pela sua pele? veja nosso artigo sobre o movimento ‘positivity’.

ideias de rotina para manter a saúde mental no isolamento social

tem gente que está de boas porque sempre trabalhou em casa ou sempre cuidou da casa, mas há aquelas que estão se sentindo totalmente perdidas, eu sei. quem trabalhava das 7h às 5h, por exemplo, e não precisava se preocupar com ocupar as horas do dia com atividades variadas.

então se você faz parte do último caso, vim aqui pra te ajudar a pensar positivamente. então essa é a hora de você tirar aquele projeto da gaveta, aprender a tocar violão, cozinhar vários pratos diferentes, escrever, confeitar... então essa é a hora de fazer aquilo que tinha vontade de fazer antes!

buscando rotinas de skincare? então veja minha:
rotina de cuidados para a pele negra
rotina de cuidados para a pele branca
ou rotina de cuidados para a pele parda

por isso, a psicóloga convidada trouxe várias dicas mara para você conseguir manter a saúde mental em meio ao isolamento social. então dá uma olhada nas ideias de rotina abaixo:

ideias para a rotina da manhã:

adaptação

bodycare para se autoamar!
  • acordar no horário que você costumava acordar antes do isolamento (pois isso ajuda o seu corpo a se adaptar melhor ao que vier depois!)

fitness

  • fazer exercício físico em casa - é possível, sabia? se estiver junto com a família, pode marcar um horário para todo mundo fazer ao mesmo tempo com aquela música gostosa!! além do youtube, existem diversos apps que ensinam como fazer exercícios com o peso do próprio corpo e também treinos prontos.

bodycare <3

  • tirar de 30 a 40 min para autocuidados (é o tempo do transporte que você tinha que pegar antes!) - tá valendo hidratar o cabelo e a pele, se depilar, esfoliar o rosto, passar um óleo corporal cheiroso, etc. tenho ideias de produtinhos naturais nesse post aqui!

livros!

  • separar pelo menos 30m para leitura de um livro - se for dia de descanso, pega aquela ficção gostosa que você estava louca pra ler, mas se for dia de trabalho, uma ideia é escolher livros que estejam ligados ao propósito definido para esses dias.

ideias para a rotina da tarde:

home office

businesswoman 2020
  • uma ótima forma de focar no trabalho que precisa ser feito! uma dica é separar um lugar da casa específico para trabalho (sair da cama, ir para a sala, ou mesa da cozinha). além disso, pode trocar de roupas como se estivesse indo para o trabalho, isso pode te ajudar a se levar mais a sério.

estudo

  • escolher aulas online disponíveis relacionadas a sua área de atuação ou propósito para esses dias - pois há vários sites ótimos para quem quer assistir aulas online sobre praticamente qualquer coisa. exemplos são Youtube, Udemy, Skillshare, e mais.

socialização

  • conversar com as migas - vamos combinar que não tem mais desculpa pra não se encontrar virtualmente, né não? agora que todas estamos em isolamento social (físico), que tal marcar aquele encontro pelo skype, zoom, ou facetime pra tomarem uma taça de rosé juntas? pode marcar até aquele encontro no banheiro, todo mundo fazendo uma esfoliação detox!

mindfulness

  • meditação – nunca foi tão fácil meditar em casa. e te recomendamos isso porque a meditação é uma forma ma-ra-vi-lho-sa de se praticar a calma, estar no momento “agora” e manter a saúde mental. apps como zen, vivo meditação, headspace, e insight timer são ótimos guias para a sua jornada de mindfulness.

notícias

  • escolher um momento do dia para ver as notícias - nada de ficar olhando as notícias no google de 1 em 1h, ein baby? porque isso acaba desencadeando ansiedade, e atrapalhando muito na nossa saúde mental. se ainda quiser saber sobre o que anda acontecendo, recomendamos ver as notícias somente uma vez ao dia, e escolher apenas um ou dois canais de mídia.

ideias para a rotina da noite:

entretenimento!

  • assistir a um filme ou série com sua família – isso só à noite ein! se quiser manter a normalidade em casa, tenta não passar o dia inteiro com a cara colada na netflix. isso porque os filmes e séries são ótimos para nos distraírem, mas não servem como base para que você possa sustentar um dia saudável e produtivo, ok?
happy hour

healthy food

  • se alimentar bem para conseguir dormir bem – alimentação é muito importante durante o dia inteiro, mas à noite te ajuda a dormir melhor! uma dica é fazer a própria comida, algo leve e saudável que não atrapalhe o seu soninho de beleza.

chá pra relaxá

  • chás são relaxantes naturais! tomar um chazinho te coloca naquele mood aconchegante, alivia o stress, renova as esperanças pro dia de amanhã 😊

esfoliação & automassagem

  • esfoliar o corpo – se não tiver esfoliado pela manhã, pode inserir essa dica duas noites na semana, tá? esfoliação com automassagem é muito importante para fazer aquele detox corporal e mental, eliminar as células mortas e te fazer se sentir ainda mais linda! por isso recomendamos esfoliar ainda mais naqueles dias que a autoestima está baixa.

hora de mimir

  • dormir cedo ou dentro do horário estabelecido – isolamento social não é férias, e por isso não confunda a sua mente e os seus sentimentos fazendo com que pareça férias, my love! porque dormir no horário normal é imprescindível para manter a sua rotina o mais normal possível. ah, e você pode até mesmo aproveitar esse tempo para regular o horário de sono e ir dormir mais cedo!

CHECKLIST – ROTINA SEMANAL para cultivar saúde mental no isolamento social

oi bb, liguei pra te dizer que te amo <3

ESTABELECER UM PRÓPÓSITO PARA CADA DIA

  • arrumar a casa
  • conversar com aquele(a) amigo(a) que está longe
  • fazer um curso online
  • começar a aprender um novo idioma
  • reestabelecer metas
  • reaproximar-se da família

CONSTRUIR UMA NOVA ROTINA É FUNDAMENTAL

  • acordar no mesmo horário 06:00 DRIIIIIM
  • fazer uma atividade física, sim sim, dentro da sua casinha
  • meditar, temos que manter nossa mente em check
  • horário para o trabalho, well, o mundo não vai parar né?!
  • horário para seu propósito do dia, vamos crescer!!
  • alimentar-se bem e dentro dos horários
  • rotina de beleza, vamos fazer HOME SPA
  • dormir ZZZZZZZZZ

COMO POSSO AJUDAR AS PESSOAS NESSE MOMENTO

  • me isolar fisicamente
  • fazer feira pra um vizinho idoso
  • dar suporte para amigos que atuem na área de saúde

em conclusão,

para manter a saúde mental no isolamento social, é importante manter a sintonia entre corpo, mente e alma, motivo pelo qual incluímos exercícios físicos e bodycare, estudo e leitura, e meditação.

por isso, sempre se pergunte o que te falta no momento e como você pode suprir essa falta de uma forma segura e acessível, tá?

não se esquece de buscar ajuda quando precisar, porque tem gente lá fora disposta a te ajudar muito. também não esquece que o isolamento social físico não precisa ser isolamento social total – pois atualmente temos tecnologia suficiente para suprir as demandas do coração <3

então alcance as suas amigas pelo instagram e diga a elas que você está disposta a conversar. alcance a sua família pelo whatsapp e envie muito amor à distância pra receber muito amor também.

pode me alcançar nos meus produtos ou nos meus canais de comunicação (instagram, facebook, aqui na caixinha de comentários) – porque tenho muito amor pra dar e muito espaço pra receber.

mil beijos da madamecrème, e se cuida!

dicas da Juliana Figueiredo (CRP 13/7084)

- Psicóloga Clínica com abordagem em Terapia Cognitivo Comportamental
- Terapeuta EMDR (reprocessamento de traumas)
- Especialização em Terapia de Família e Casal pelo Chicago Center for Family Healthy

ler mais

mulher de pele parda e cuidados que devem ter, madamecreme

melhor rotina de cuidados com a pele parda

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

o que é slow life? os benefícios de uma vida mais devagar

páscoa e semana santa representam amor ao próximo, mas também a si mesma

páscoa e semana santa representam amor ao próximo, mas também a si mesma

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados