passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

passo a passo de skincare: o checklist de 2020 apoiado na ciência

skincare é muito subjetivo - cada uma de nós prefere uma rotina diferente, baseada no tempo que temos, recursos, ou até mesmo interesse. porém, a ciência traz algumas informações mega interessantes que podemos usar na hora de montar um passo a passo de skincare. 

e foi isso que a madamecrème preparou pra você hoje, madgirl! aqui, você irá aprender mais sobre os 4 passos fundamentais de toda skincare e a ordem com que você pode praticar.

1º passo - proteção solar

no artigo dos passos para uma pele mais saudável comentamos o papel do sol na formação de rugas. e spoiler alert: ele é um dos maiores culpados. 

apesar de ser o responsável por aquele bronzeado maravilhoso, o sol resseca a pele e penetra em suas camadas mais profundas, causando o temido fotoenvelhecimento. a ciência confirma isso - esse estudo, por exemplo, provou que o processo de formação de rugas e mudanças de pigmentos está diretamente associado ao fotoenvelhecimento, sendo essas as manifestações cutâneas mais salientes!

por isso, 20 minutos antes de entrar em contato com o sol, aplique proteção solar, baby - pode ser até pra ficar em casa, tá? 

a depender da cor da sua pele, ela já tem um fps natural que você precisa suplementar. nos artigos sobre cuidados com a pele negra, parda e branca, comento o mínimo de fps no protetor solar para cada pele:

  • negra: fps 15 ou mais.
  • parda: fps 30 ou mais.
  • branca: fps 50 ou mais.

a pele do rosto merece sempre um fps um pouco maior do que se usaria no corpo ;)

2º passo - reparos

a maioria dos produtos na rotina de skincare servem para esse propósito: e faz muito sentido, babe. mesmo com proteção solar, nossa pele pode precisar de reparos. é recomendado que o produto que você escolha tenha vitamina C ou E, antioxidantes que ajudam a recuperar o dano causado pelos radicais livres.

outra opção são os cremes com vitamina A, boa na reparação de danos solares - só não esquece de combinar com o protetor! no caso dos produtos de reparo, garanta sempre que sejam facilmente absorvidos pela pele, já que eles precisam chegar lá dentro para agir. por isso, prefira séruns e cremes leves.

veja o que a ciência diz sobre os efeitos anti-envelhecimento dos antioxidantes na epiderme.

3º passo - hidratação

após aplicar o produto reparador, é muito importante hidratar, babe. isso não é muito difícil de escolher, já que todos os produtos agem da mesma forma - devolvendo ou mantendo água na pele. 

caso a sua pele seja seca, pode usar hidratantes um pouco mais pesados, que promovam uma hidratação prolongada, e reaplique durante o dia. se a sua pele é oleosa, use hidratantes mais leves que sejam facilmente absorvidos.

no corpo, é recomendado o uso de um óleo corporal para manter a hidratação por mais tempo. recomendo o ylang ylang body oil da madamecrème, que é 100% natural e tem uma combinação única, servindo tanto para peles secas quanto para oleosas.

4º passo - esfoliação

não, a esfoliação não pode fazer parte da rotina diária, mas é essencial que ela apareça pelo menos semanalmente, ok?

mesmo peles sensíveis acumulam células mortas que precisam ser varridas de tempos em tempos. a esfoliação serve de base para todos os outros passos, já que, com os poros entupidos, fica muito mais complicada a penetração de outros produtos de skincare. se você quer aprender uma rotina de esfoliação para implementar semanalmente, clique aqui.

uma ótima forma de esfoliar em casa é com os produtinhos da madamecrème. tenho dois esfoliantes super efetivos, o rose sugar scrub e o almond & carrot express scrub

último passo da skincare

o último passo e o mais importante: se ame.

nenhum produto te fará se sentir bem se você não conseguir se aceitar e praticar o autoamor diariamente. se isso ainda for difícil para você, pode adicionar uma afirmação diária em frente ao espelho - uma dica é falar em voz alta para si mesma, ou até mentalmente, que se aceita e se ama, até que isso se torne realidade <3

beijos madgirl, e bom passo a passo de skincare ;)

ler mais

óleo de banho: como selecionar e quando usar

óleo de banho: como selecionar e quando usar

seu bumbum é lindo

beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

beleza real é beleza sem filtro - #realBEAUTY by madamecrème

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados